As gônadas são órgãos que produzem células sexuais sendo os ovários os representantes do sexo feminino e os testículos, do sexo masculino.
A gônada feminina é o ovário que produz os hormônios estrogênio e progesterona. A gônada masculina é o testículo que produz o hormônio testosterona.
As gonadas femininas são os ovários, duas glândulas também com dupla finalidade: a produção de gametas femininos que são os óvulos , e a produção dos hormônios sexuais femininos (estrógeno e progesterona).
As gônadas do homem são os testículos e seus gametas são os espermatozoides, produzidos na estrutura tubular existente dentro dos testículos. Além de produzir os gametas, os testículos também são responsáveis por secretar os hormônios sexuais masculinos, como a testosterona.
Os riscos mais graves ao tomar estrogênio são a trombose, derrame, embolia pulmonar e o funcionamento alterado do fígado. Já o maior risco causado pela testosterona é a policitemia (superprodução de glóbulos vermelhos) que induz a coagulação do sangue e gera cansaço, fraqueza e falta de ar.
A pílula anticoncepcional masculina, também chamada de DMAU, é uma pílula constituída por derivados dos hormônios femininos que atua diminuindo a quantidade de testosterona, o que diminui a produção de espermatozoides e a sua motilidade, interferindo na fertilidade do homem temporariamente.
As glândulas endócrinas são aquelas que produzem substâncias que são lançadas diretamente no sangue. Essas substâncias químicas são chamadas de hormônios. Os hormônios são essenciais para o funcionamento do corpo humano e atuam regulando a função de outras células.
Hormônios são moléculas produzidas pelo sistema endócrino e que mandam mensagens a várias partes do corpo. Eles ajudam a regular os processos do seu corpo, como fome, pressão sanguínea e libido. Enquanto hormônios são essenciais para a reprodução, eles são fundamentais para todos os sistemas do seu corpo.
Hormônios podem ser definidos como substâncias secretadas por glândulas endócrinas que atuam em locais específicos. Esses produtos são secretados pela glândula na própria corrente sanguínea e seguem até o seu alvo, onde se ligam a receptores específicos, desencadeando o funcionamento daquele tecido ou órgão.
Assim, os principais hormônios do corpo humano são: hormônio do crescimento (GH), antidiurético (ADH), tiroxina (T4), paratormônio, adrenalina, glucagon, insulina, estrogênio, progesterona, prolactina, testosterona.
A testosterona, o hormônio sexual masculino, ativa o mecanismo de analgesia do nosso organismo que tem a capacidade de modular a dor aumentando a liberação de substâncias semelhantes à morfina.
Mais de vinte estrógenos foram identificados, sendo que os mais importantes são o estrona, o estriol e o estradiol. O estradiol ou 17b estradiol é o mais potente estrógeno, enquanto que o estrona e o estriol são produtos de seu metabolismo.