8 dicas para um bom relacionamento no trabalho
É da natureza do ser humano se relacionar e, quanto melhores e mais positivas forem essas relações, maiores serão as chances de construirmos conexões verdadeiras com as pessoas com quem convivemos. Para isso, elementos como empatia e respeito são fundamentais.
8 dicas para um bom relacionamento no trabalho
Relacionamento profissional é a relação entre duas ou mais pessoas dentro do âmbito profissional, envolve a relação de prestação, cooperação ou recebimento de algum tipo de serviço.
A qualidade de vida no trabalho está intrinsecamente relacionada com as relações interpessoais, pois em toda esfera de trabalho há contatos com outros sujeitos, seja no desenvolvimento de uma tarefa ou em reuniões de trabalho.
Sem dúvidas, o que mais estraga um relacionamento, por mais sólido que seja, é a falta de cumplicidade. Não adianta nada amar alguém e passar todos os seus momentos ao lado dessa pessoa se vocês não são amigos, se não têm cumplicidade, se não querem se ajudar...
O que evitar no começo do namoro?
Há conselhos básicos para lidarmos com tipos de casais que não concordam em nada e são eles:
Mantendo o diálogo com o parceiro :: Crie momentos para conversar. Ter uma hora fixa para um bate-papo, sem filhos ou amigos por perto, ajuda o casal a se abrir mais. :: Não tenha medo de falar. Dizer o que está sentindo é sempre a melhor opção.
Sinais de que o relacionamento acabou Uma relação deixa de funcionar quando um dos dois, ou ambos, não têm mais motivação para continuar. Às vezes, há dúvidas, mas há sinais inegáveis de que a relação passou do prazo de validade. O sexo deixa de ser satisfatório ou é inexistente. Ausência de comunicação.
Alguns comportamentos do casal podem gerar afastamento são: Desmerecer os sentimentos do outro – esse comportamento faz com que seu companheiro (a) falar sobre aquilo que lhe incomoda e seus sentimentos. É necessário valorizar os sentimentos um do outro para que o diálogo seja possível.
Por exemplo, quando um homem se afasta de repente de você, tente observar essa situação através de uma perspectiva mais positiva. Tente analisar com calma as ações dele em relação a você, que poderão te ajudar a entender o que aconteceu entre vocês dois.
Meu/minha namorado/a está distante, o que fazer?
A questão central é que não há diferença entre terminar e dar um tempo a não ser o eufemismo da expressão que suaviza artificialmente o impacto da decisão tomada. Não é possível resolver sozinho o que diz respeito a duas pessoas. O que você resolve sozinho só resolve sua questão, nunca a questão da relação.
Principalmente, se o propósito de dar o tempo foi de eliminar as dificuldades que existiam na relação. "Dar um tempo é bom desde que o casal se proponha a refletir, avaliar a relação, ter alguns movimentos terapêuticos, de autoconhecimento, autopercepção, que aí sim poderiam ajudar", opina Vitor.
Isso já é uma variável que depende de cada pessoa. Um tempo pode durar uns dias, algumas semanas ou até mais de mês. Se acaba durando muito, já pode ser oficializado o término. Alguns também adotam esse tempo como uma relação aberta e chegam até a se envolver com outras pessoas.
Repense a relação O motivo básico para pedir ou dar um tempo é repensar o relacionamento. Então, faça esse trabalho e analise tudo o que vocês viveram até agora. Pense nos prós e contras, se a pessoa é apenas uma idealização que você criou na sua cabeça ou se é uma pessoa companheira, divertida, e certa para você.