Como reduzir a acidez estomacal
Alimentos que ajudam a gastrite
Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta
Considerada uma das principais causas do pigarro, o refluxo faringo-laríngeo é ocasionado pelo retorno de ácidos do estômago para a garganta, criando a sensação de que algo está preso na região. Além do pigarro, o refluxo faringo-laríngeo causa outros sintomas otorrinolaringológicos, como tosse seca e rouquidão.
A garganta fica vermelha, inchada e isso causa, na região de transição entre o esôfago e a faringe, "uma sensação de pigarro ou algo parado na garganta". Para o refluxo laringofaríngeo, as manifestações mais comuns são tosse seca, pigarro e rouquidão, principalmente pela manhã, ou após as refeições.
Gripes e resfriados são a causa mais comum do pigarro. Como essas doenças provocam maior concentração de células de defesa na via respiratória, ocorre uma inflamação no local que, por sua vez, resulta na produção de pigarro pelo organismo.
Agendar uma consulta com um otorrinolaringologista é o primeiro passo a ser dado para conhecer a razão do aparecimento do pigarro. Esse especialista irá indicar o tratamento ideal de acordo com a causa diagnosticada. Recomenda-se utilizar somente medicamento somente sob orientação médica.
O tratamento do refluxo faringolaríngeo inclui a modificação de hábitos da dieta e estilo de vida, bem como uso de medicamentos e, em casos selecionados, cirurgia.
Tratamento do refluxo A maneira mais simples de tratar o problema é através da mudança nos hábitos alimentares, podendo ser combinado com o uso de certos medicamentos, como antiácidos, para ajudar a controlar ainda mais os sintomas.
7. Chá de funcho. Conhecido também como erva-doce, o funcho é rico em substâncias anti-inflamatórias que aliviam a queimação na garganta e reduzem o refluxo. O chá de funcho é um remédio caseiro para azia simples e barato de se preparar.
Causas. De acordo com a gastroenterologista Patrícia Rattacaso, a azia é uma condição que normalmente “está associada à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), quando o conteúdo gástrico sobe para o esôfago, causando a sensação de queimação e regurgitação”. Estima-se que o problema afete cerca de 12% dos brasileiros.
Em alguns casos, o médico pode recomendar a utilização de medicamentos antiácidos, como o hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio ou bicarbonato de sódio, inibidores da produção de ácido, como omeprazol, aceleradores do esvaziamento gástrico, como a domperidona ou protetores gástricos, como o sucralfato, por ...
Algumas opções de remédios caseiros para azia são: