A farmacoterapia hospitalar é um setor da farmácia hospitalar de fundamental importância e que contribui significativamente na qualidade do serviço prestado ao paciente. Tem como finalidade facilitar a posologia, administração e asseguração da ação desejada.
A farmácia hospitalar é atualmente uma unidade do hospital que tem, dentre outros objetivos (1), garantir o uso seguro e racional dos medicamentos prescritos e (2) responder à demanda de medicamentos dos pacientes hospitalizados.
Para Belarmino, a partir da publicação da Resolução 586 o farmacêutico pode exercer o papel de profissional de saúde, inclusive prescrevendo medicamentos com orientações precisas, descritas em um receituário, e o melhor, de acordo com a legislação.
A Farmácia Hospitalar é parte importante no esforço de controle do uso de antimicrobianos, executando as seguintes atividades: controle do número de pacientes em uso de antimicrobianos e da duração do tratamento; elaboração de tabelas de preços dos tratamentos com antimicrobianos; elaboração de informações e ...
Ser especialista em farmácia hospitalar exige que o profissional tenha um perfil multidisciplinar, unindo, muitas vezes, habilidades da carreira de farmacêutico gestor e farmacêutico clínico, com conhecimentos básicos de administração, habilidade para coordenação e liderança, além de conhecer as ferramentas de gestão ...