- O CA-72-4 é um marcador tumoral associado a tumores gastrointestinais, de pulmão e de ovário. Pode também se encontrar elevado em doenças gastrointestinais benignas, tais como pancreatites e cirrose hepática, em doenças reumáticas e pulmonares. O marcador se mostra elevado em cerca de 3,5% dos indivíduos sadios.
O CA 19-9 é uma proteína liberada pelas células em alguns tipos de tumor, sendo utilizado como marcador tumoral para identificar câncer de pâncreas, câncer colorretal, câncer de vesícula biliar e câncer de fígado. Este exame não necessita de agendamento.
CA 125 é uma proteína que ocorre naturalmente no corpo e que pode servir como um marcador tumoral para cânceres de ovário e endométrio, além de um indicador da presença de tumores em órgãos como fígado, pulmão, mama, reto e estômago. Este exame não necessita de agendamento.
As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença. Além disso, quando o exame é usado para avaliar o tratamento do câncer, a diminuição dos valores normalmente quer dizer que ele está tendo efeito.
Níveis elevados de CA125 estão associados a diversos tipos de câncer, tais como câncer de mama, de pulmão e, mais frequentemente, câncer de ovário2. Por outro lado, níveis aumentados também têm sido associados a outras doenças benignas, como endometriose e leiomioma3-6.
CA 125. CA 125 é o marcador tumoral padrão usado para acompanhar as mulheres durante ou após o tratamento do câncer epitelial de ovário. Os níveis sanguíneos normais são normalmente inferiores a 35 U/ml. Mais de 90% das mulheres com câncer de ovário avançado apresentam altos níveis de CA 125.
Condições que elevam as quantidades as CA-125 no sangue são: Doença inflamatória pélvica (DIP) Endometriose. Fibrose uterina.
CA 125 - R$25,20 à vista - Labi Exames.
Jejum: desejável de 4 horas, com prazo máximo de 16 horas, ou conforme orientação médica. Orientações para o cliente: não consumir bebida alcoólica no período de 72 horas que antecede o exame.
Para Quem o Exame CA 125 é Indicado? Na maioria das vezes, o exame é indicado para mulheres com suspeita de câncer de ovário, bem como as que estão em tratamento ou as que já foram curadas dessa doença, para monitorar se não há nenhum resquício ou sinal de volta de algum tumor.
Um nível de CEA em elevação constante é, em geral, o primeiro sinal de recorrência do tumor. Níveis aumentados de CEA podem indicar algumas condições não relacionadas a cânceres, como inflamação, cirrose, úlcera péptica, colite ulcerativa, pólipos retais, enfisema e doença de mama benigna.
Assim, os valores de CEA no sangue considerados normais são: Em fumantes: até 5,0 ng/mL; Em não-fumantes: até 3,0 ng/mL.
O antígeno carcinoembrionário (CEA) é uma proteína do corpo produzida por células que revestem diretamente o trato gastrointestinal do feto.
CEA – Antígeno Carcinoembriogênico - R$30,60 à vista - Labi Exames.
A presença de quantidades baixas da proteína CA 19-9 são normais, mesmo em pessoas saudáveis, no entanto, valores superiores a 37 U/mL geralmente indicam que algum tipo de câncer se está desenvolvendo.
O CA-72-4 é um marcador tumoral associado a tumores gastrointestinais, de pulmão e de ovário. Pode também se encontrar elevado em doenças gastrointestinais benignas, tais como pancreatites e cirrose hepática, em doenças reumáticas e pulmonares. O marcador se mostra elevado em cerca de 3,5% dos indivíduos sadios.
Valor de referência: Na maioria dos casos pode indicar câncer quando o seu valor é superior a 11 U/ml no exame de sangue. Porém, este valor pode estar aumentando em situações menos graves, como tumores benignos do ovário, útero ou próstata.
O marcador tumoral mais comum para o câncer colorretal é o antígeno carcinoembrionário (CEA).
Como é feito o diagnóstico do câncer de intestino