EQST

Estou Devendo Para Um Agiota?

Estou devendo para um agiota? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Estou devendo para um agiota?

Quem tem dívidas com agiotas, então, mais ainda. ... Se você não conseguir negociar as taxas de juros das dívidas com agiotas, pode tentar emprestar dinheiro a juros mais baixos de outra fonte. Por exemplo, se você paga sua dívida a 15% ao mês ao agiota, pode quitá-la emprestando a mesma quantia por 10% ao mês.

Como provar a prática de agiotagem?

Se há indícios de agiotagem, cabe ao credor comprovar nos tribunais a legitimidade da cobrança. O entendimento consta na Medida Provisória 2. mantida em vigor pela Emenda Constitucional 32, e aplicado pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Qual é a taxa de juros permitida por lei?

No caso dos juros moratórios, o valor máximo estipulado por lei de é 1% ao mês sobre o valor total do título em atraso (não pode ser cobrado juro de mora sobre o valor total do débito, em saco de compras parceladas, por exemplo). Isso significa: 0,033% ao dia.

Qual o crime de comprar e não pagar?

Falta de pagamento do financiamento. ... 1 - Havendo provas de que o réu, induzindo a vítima em erro com o fim de obter vantagem ilícita, simulou a compra de veículo, recebeu-o, e não efetuou o pagamento das parcelas do financiamento, tem-se como caracterizado o crime de estelionato.

O que fazer quando uma pessoa compra e não paga?

O que você DEVE fazer na hora de cobrar uma dívida

  1. Converse com o devedor de forma amigável. Seja sempre prestativo e amigável com o devedor, seja ele um amigo, familiar ou cliente. ...
  2. Negocie. ...
  3. Lembre-o do compromisso feito com você ...
  4. Mostre-se à disposição para aceitar a dívida em outras formas de pagamento.

Tem como processar uma pessoa que me deve dinheiro?

Contrate um advogado particular Os advogados são preparados para manejar corretamente os instrumentos judiciais para recebimento de uma dívida. De uma forma bem simples, há duas formas para se receber judicialmente uma dívida. Trata-se da ação de cobrança e da ação de execução.