Pegue uma nota qualquer do violão em uma corda e ache as notas da escala maior na mesma corda seguindo está sequência de distâncias entre as notas. Onde está escrito \”pulo\” nos esquema deve-se \”pular\” uma casa no braço do instrumento para achar a próxima nota.
Lembre-se, há uma diferença entre harmonia e melodia: uma melodia se transforma em harmonia quando notas completamente diferentes são empilhadas acima ou abaixo dela e são reproduzidas ao mesmo tempo. É assim que harmonias de acordes, vocais e instrumentais são construídas.
Toque o primeiro acorde da progressão na sua guitarra ou teclado. Cante a nota tónica (Se for o acorde de Dó cante a nota Dó). Comece a recitar o seu poema nessa nota, e pense no ritmo natural das suas palavras. Para sílabas acentuadas, pode manter essas palavras durante mais tempo.
Olhe as notas do campo harmônico. Provavelmente o solo vai estar dentro dele, se você já tiver os acordes, obersa se não tem nenhum esmprestimo modal (notas que não pertencem ao compo harmônico mais estão na musica), se tiver um empréstimo modal é possivel que o solo também fuja do campo.
Pratique suas escalas regularmente, com novos padrões. Toque a escala nos dois sentidos. Não tente tocar rápido — você vai melhorar mais ainda se tocar o solo lentamente por 20 minutos do que se tentar tocar rápido por horas. Toque-o claramente, sem notas abafadas e ouça atentamente a correlação entre uma nota e outra.
Essa técnica é comum nos solos e envolve tocar uma nota (ou notas) meio tom ou um tom de distância da tônica do acorde seguinte, antes que o acorde seja tocado. As notas em volta da tônica do seu próximo acorde se resolverão naquela tônica.
Solo de Guitarra: 9 passos para você criar o seu hoje ainda
Basicamente, para iniciar seu aprendizado de improvisação, comece com a escala pentatônica (que é a mais fácil), memorize bem alguns shapes dessa escala tocando de cima para baixo. Depois, toque essa escala em cima de algumas músicas simples para experimentar seu primeiro improviso.
Solos no violão - melodia e harmonia Estas músicas estão em arranjos instrumentais, na sua maioria com a divisão entre dois violões ou guitarras, entre base (acordes - harmonia) e o solo, onde está colocada a melodia principal, seja instrumental ou vocal transposto para violão.
Para fazer o dedilhado usando as técnicas do violão popular é simples. Você deve posicionar a mão direita em forma de concha nas cordas do violão. Essa é posição clássica. Com o tempo você vai mudando a posição dos dedos conforme for conhecendo melhor os acordes.
Treinar sua destreza é treinar sua qualidade de toque. Se você quer tocar o que quiser, vai precisar passar por esse caminho. Que se trate de tocar músicas mais difíceis, tocar piano e cantar ao mesmo tempo, ou até (e acima de tudo) fazer composições para piano: é preciso exercitar sua destreza.
A ordem das cordas na tablatura, de cima para baixo, é a seguinte:
De cima para baixo as linhas representam as cordas sol, ré, lá, mi. Números escritos nas linhas indicam em que traste as respectivas cordas devem ser apertadas ao serem feridas. Número 0 indica corda solta. As notas devem ser lidas da esquerda para a direita.
A primeira corda, a nota sol, está escrita em cima na última linha, a segunda corda, a corda ré, está na terceira linha, a terceira corda, nota lá, na segunda linha, e a quarta corda, nota mi, está na primeira linha.
Esse número significa a casa que deve ser pressionada pela mão esquerda, e a linha onde ele está localizado corresponde à corda.
Ler tablaturas para gaita é muito fácil. Os números nada mais são do que os números das casas da gaita. Se o número for positivo, você deve soprar. Se o número for negativo (precedido por -), você deve aspirar.
- Possui 16 orifícios. - Possui 4 oitavas. A escala cromática possui as notas naturais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, que são obtidas sem o uso da chave, e os acidentes: Dó#, Ré#, Fá#, Sol#, Lá# ou Réb, Mib, Solb, Láb e Síb, que são obtidas com o uso da chave.