A orientação temporal compõe-se pela capacidade do indivíduo em se situar em função da ocorrência (antes, durante, depois) e sucessão dos acontecimentos, da duração dos intervalos (noção de tempo longo/curto, ritmo regular/irregular, cadência rápida/lenta), da renovação cíclica dos períodos (dia, semana, meses, ano) e ...
Dias, semanas, meses, anos, estações; Caráter irreversível (já passou); Tempo subjetivo – momentos vividos percebidos como momentos de prazer ou de aborrecimento; Tempo objetivo – matemático: horas de refeições, atividades específicas (...).
O movimento rítmico é econômico e harmônico. O ritmo na psicomotricidade também é muito usado na educação da coordenação motora. São objetivos do Ritmo: ... Por exemplo, pular corda, pois este movimento diz respeito à movimentação própria de cada um.
O sentido de ritmo é muito mais amplo do que apenas o sentido musical, inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente e da aprendizagem corporal. Nota-se que desde pequenas, as crianças são atraídas por objetos que produzem som, barulho ou até mesmo pelos instrumentos musicais.
Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
Entende-se o significado da psicomotricidade como sendo a ciência que tem como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo externo e interno, isto é, a capacidade de se movimentar com intenção.
O foco desta terapia está no aspecto relacional e a sua aposta é desenvolver a relação da criança consigo, com o outro e com o mundo através do desenvolvimento da expressão simbólica. ... A psicomotricidade relacional conduz seus esforços para a dimensão afetiva e a construção da personalidade da criança.