substantivo masculino Coleção ou livro de canções e poesias em geral. Designação particular dada a coleções de poemas da Idade Média: os Cancioneiros Medievais portugueses famosos são quatro.
O Trovadorismo surgiu em meio à sociedade feudal da época, que submetia todos a uma relação de suserania e vassalagem. Os suseranos eram os senhores feudais que de tinham a posse das terras. Em grande parte, eram membros da alta nobreza. Os vassalos eram os camponeses, explorados e com uma vida miserável.
As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.
Relação entre Trovadorismo, Martelo Agalopado e Cordel. ... A Literatura de Cordel surgiu primeiramente na forma de cantigas trovadorescas que eram acompanhadas por instrumentos musicais, versos compostos para cantar e dançar, o que facilitava ao ouvinte a memorização e assimilação do tema apresentado.
Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome. A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos.