Em geodesia, um elipsoide de referência é uma superfície matematicamente definida que se aproxima do geoide, a verdadeira figura da Terra ou qualquer outro corpo planetário.
A cartografia mede, para cada ponto da superfície da Terra, a distância vertical entre o Elipsóide e o Geóide, chamada de Ondulação Geoidal (N). A partir da Altitude Elipsoidal, obtida pelo sistema GPS e da Ondulação Geoidal calculada pela cartografia, chega-se na Altitude Geoidal(H), referenciada ao nível do mar ?.
O geoide é uma representação da superfície da Terra, determinada pelas variações de uma grandeza física: a força da gravidade. ... Num determinado momento, o geoide corresponde à superfície equipotencial da força da gravidade mais próxima da superfície média dos oceanos. Trata-se da forma gravimétrica da Terra.
O desenvolvimento da vida em um planeta pode ser favorecimento pela diminuição da temperatura local, já que anteriormente as temperaturas eram muito elevadas, além de presença de gases necessários na atmosfera, e claro, pela presença de água, para que uma comunidade primária possa se estabelecer na região.
O interior da Terra, assim como o interior de outros planetas telúricos, é dividido por critérios químicos em: uma camada externa crosta de silício; um manto altamente viscoso; um núcleo que consiste de uma porção sólida envolvida por uma pequena camada líquida.
Rochas ígneas (mais conhecidas como Magmáticas) são resultado da solidificação e consolidação do magma (ou lava), por isso o nome rochas magmáticas. O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra.
A era geológica Arqueozoica é caracterizada pela formação da crosta terrestre, em que surgiram os escudos cristalinos e as rochas magmáticas, nos quais encontramos as mais antigas formações de relevo. Esse período teve início a, aproximadamente, 4 bilhões de anos atrás.
A Terra é o mais denso dos grandes corpos do Sistema Solar e sua atmosfera é composta por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros componentes.