Maquiavel defende a tese de que para ser bem-sucedido, o governante deve equilibrar a Virtude e a Fortuna a fim de assegurar seus interesses políticos e de poder. ... Com isso, Nicolau Maquiavel promoveu a cisão entre Moral e Política tecendo sua célebre frase, onde pregava a idéia de que “os fins justificam os meios”.
O objetivo da política é levar os homens a viver na mesma comunidade de forma organizada e se possível em liberdade. O príncipe político busca estabilidade do cargo, busca manter-se no poder.
Embora os escritores clássicos dividissem as formas de governo entre boas e más (monarquia, aristocracia e politia, cujas degenerações eram tirania, oligarquia e democracia), Maquiavel sustentava a existência apenas de duas delas (monarquia e república), sem, contudo, fazer acepção acerca de suas formas corruptas.
Maquiavel fez de o príncipe um manual de ação politica,cujo o objetivo maior era a concretização de um poder absoluto,inabalável.Na obra,ele dissertou sobre como deveria ser o poder politico exercido sobre um território e uma população,estabeleceu formas de relacionamento do monarca para com a nobreza,o clero,o povo e ...
Em linhas gerais, a relação entre o que a arte e a política têm em comum está baseada na liberdade de expressão. Ela é a tensão entre uma obra de arte e a busca pela sonhada beleza atemporal, fazendo de cada artista à sua época o grande elo entre estética e engajamento.