Os melhores alimentos para se comer em caso de dor no estômago são os legumes cozidos, como cenoura ou chuchu, sucos de fruta, fruta cozida ou assada, canja ou sopas mornas, porque são mais fáceis de digerir.
Os sintomas da infecção costumam a aparecer de 6 a 48 horas após a ingestão do alimento contaminado, mas podem durar bastante. Estes sintomas incluem diarreia, febre e dores de estômago. Em muitos casos, a doença dura de 4 a 7 dias e a pessoa pode se recuperar sem precisar de antibióticos.
O teste ELISA é o mais utilizado, nesta categoria, para a detecção de Salmonella.
Lave os ovos somente antes do preparo, pois a casca do ovo é extremamente porosa, permitindo assim trocas gasosas entre o conteúdo interno do ovo e o seu exterior. Após o preparo, o ovo deve ser conservado em embalagem fechada e sob refrigeração, para minimizar o risco de contaminação por bactérias.
As salmonelas crescem na presença ou ausência de ar, multiplicam-se facilmente entre 8-11°C e sobrevivem na temperatura de 35 – 43°C (com extremos de 5 a 46°C). A Salmonella é capaz de sobreviver por longos períodos em refrigeração e particularmente em alimentos de origem animal sobrevive ao congelamento.