O que é a pedra na vesícula (colecistopatia calculosa)? Pedra ou cálculo da vesícula é uma doença extremamente comum na população mundial. Cerca de 20% das pessoas tem pedra (cálculo) na vesícula.
A colecistite pode ser dividida em duas categorias: a aguda e a crônica. Os dois tipos são diferenciados de acordo com a intensidade e a frequência com que a dor é sentida.
Conheça os principais:
O diagnóstico definitivo de colecistite é estabelecido por exame de imagem a partir da suspeita clínica. O exame de imagem de primeira escolha é a ultrassonografia de abdome, sendo a cintilografia hepatobiliar a alternativa de preferência.
Não existe um exame de sangue que detecte colelitíase (cálculo na vesícula biliar). O exame mais simples e com alto poder de detecção é o USG de vias biliares.
Os fatores de risco para colecistite são semelhantes àqueles paracolelitíase, como sexo feminino, idade, muitas gestações anteriores eobesidade. A colecistiteaguda é definida pela presença de dor em quadrante superior direito de abdome,febre e leucocitose associadas a inflamação da vesícula biliar.
A colecistite aguda está associada à cole- litíase em mais de 90% dos casos. O quadro ocorre devido à obstrução do ducto cístico por um cálculo. Existem outros fatores que podem levar à obstrução do ducto, por exemplo, uma lesão durante uma intervenção cirúrgica da vesícula ou tumores.
Um tratamento caseiro que pode ser usado para pedra na vesícula é o chá de bardana e boldo, que ajuda a reduzir a inflamação da vesícula e eliminar as pedras. Porém, a pessoa deve avisar ao médico sobre o tratamento caseiro, e este só deve ser feito quando não há sintomas presentes, como a dor abdominal.
O principal sintoma de pedra na vesícula é a cólica biliar, que é uma dor súbita e intensa no lado direito do abdômen. Normalmente essa dor surge cerca de 30 minutos a 1h após a refeição, mas passa depois que acaba a digestão dos alimentos, pois a vesícula deixa de ser estimulada para liberar a bile.
Não há contra indicação para o uso de gengibre para quem retirou a vesícula, mas como cada caso é um, você deve observar se quando consome sente algum desconforto como diarréia ou dores no estômago, lembrando que nada deve ser consumido em excesso, mesmo o gengibre sendo uma raiz natural em exesso pode causar males ...
O que comer numa crise de vesícula Grãos integrais, como arroz, macarrão e pão integral; Leite e derivados desnatados; Carnes magras e cozidas ou grelhadas, como frango sem pele, peixes e peru; Água e sucos de fruta.