Demonstrações contábeis são os documentos que toda a empresa societária elabora, ao fim de cada exercício social, e disponibiliza para o seu público de interesse. Ou seja, sócios ou acionistas, com o objetivo de representar seu fluxo contábil e financeiro.
De acordo com a legislação mencionada, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar: - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; ... b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.
Traduzindo, DRE nada mais é do que um relatório que demonstra de forma resumida as operações realizadas pela empresa. Nele são confrontadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.
Para que serve a DRE? A DRE é uma grande aliada do empreendedor. Por isso, saber usá-la é tão importante para a administração da sua empresa. Esse relatório confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional de um negócio.
Quais as informações contidas na DRE? ... A construção da DRE se dá a partir dos valores referentes à receita bruta de vendas e serviços prestados pela empresa, suas respectivas deduções, os impostos incidentes e seus abatimentos.
De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...
Resultado operacional: lucro obtido pela empresa depois de se deduzir da receita líquida de vendas o custo de mercadoria vendida, e todas as despesas; Resultado não operacional: toda receita obtida que não está diretamente ligada ao objetivo do negócio como a venda de um equipamento ou isenção tributária, por exemplo.
Qual a importância da DRE? ... A Demonstração do Resultado do Exercício tem o objetivo de fornecer ao usuário das demonstrações financeiras das empresas, os dados básicos e essenciais da formação do resultado lucro ou prejuízo do exercício. Ou seja, é um dos relatórios mais importantes que o contador deve gerar.
O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um dos livros contábeis que, juntamente com o Balanço Patrimonial, reflete a saúde financeira de uma empresa, sendo usada como ferramenta de análise administrativa ou gerencial.
Para fazer a elaboração da DRE, sua estrutura deve conter:
O DRE Gerencial (Demonstrativo de Resultado do Exercício Gerencial) é um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período de tempo com o objetivo de deixar claro se a empresa teve lucro ou prejuízo. ... Diferença do DRE para outros relatórios. Configurações prévias à geração do relatório.
Como montar a estrutura de uma DRE?
Resposta. Resposta: A. A utilização da DRE é meramente gerencial, sendo flexível de acordo com as necessidades dos gestores (dados qualitativos e quantitativos).
Representa a diferença entre as Receitas Líquidas e os Gastos diretamente ligados aos produtos vendidos ou aos serviços prestados. Evidência o quanto a empresa está gerando de lucro considerando apenas os gastos diretamente ligados a geração da Receita Operacional da empresa.
Já o lucro econômico, adotado pelos economistas, é a diferença entre a receita e o gasto total do negócio, que inclui os custos e as despesas explícitas que citamos antes e o custo de oportunidade, que é implícito e não entra na contabilidade.
Resultado líquido Se for negativo, significa que o período resultou em prejuízo, e se for positivo, representa o lucro total do negócio no período — e se for zero, quer dizer que o negócio está em ponto de equilíbrio.
Como você pode perceber, a principal função da contabilidade gerencial é gerar informações para a tomada de decisões, no entanto, a sua importância não para por aí. Ela também fornece uma espécie de fotografia, um demonstrativo real da situação financeira e patrimonial de uma empresa.
A contabilidade gerencial é uma área em que os contadores atuam de maneira mais colaborativa na gestão empresarial, utilizando dados financeiros para produzir relatórios que auxiliam no processo de tomada de decisão.
A contabilidade gerencial pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, como a contabilidade financeira, a de custos e a análise das demonstrações contábeis, que, quando combinados, fornecem informações valiosas para o processo de tomada de decisão nas empresas.
A contabilidade gerencial tem se destacado muito pelo seu importante papel em fornecer informações valiosas à alta administração, tais como planejamento estratégico e empresarial, subsídio na redução de custos e, sobretudo, aumento da lucratividade.