Catalogação Cooperativa Introdução A catalogação cooperativa e realizada por varias bibliotecas, sendo que uma central se encarrega de normalizar e reproduzir suas fichas e distribuí-las a uma coletividade. ... A sigla SIC significa Serviço de Intercambio de Catalogação.
Para catalogar livros, por exemplo, é necessário que o bibliotecário registre os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra. Atualmente, o código mais utilizado no Brasil é o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª. edição).
O serviço de catalogação é responsável pela descrição informacional de livros e documentos diversos, realizada com base em regras internacionais que norteiam a forma para descrever os dados que caracterizam um material bibliográfico.
Catalogação. É o arrolamento de todos os itens de material existentes em estoque, permitindo uma ideia geral do conjunto. Consiste em ordenar, de forma lógica, todo um conjunto de dados relativos aos itens identificados, codificados e cadastrados, de modo a facilitar a sua consulta pelas diversas áreas da empresa.
Classificar Materiais é o processo de agrupar itens do estoque segundo algum critério. A classificação dos materiais consiste no estabelecimento de grupos ou famílias de materiais em uso na organização, de acordo com sua utilidade, natureza, forma, dimensão, peso, tipo, uso, etc.
A classificação de materiais curtos é um processo que tem como objetivo agrupar todos os materiais com características comuns. Segundo Fernandes (1981, p. 141) esta pode ser dividida em quatro categorias. So estas: Identificação, Codificação, Cadastramento e Catalogação.
Os materiais são classificados tecnicamente em três classes principais independentes e uma composta (ver Figura 1-1), denominadas, respectivamente: polímeros, cerâmicas, metais e compósitos.
A seguir vejamos alguns dos diversos critérios normalmente usados na classificação dos materiais:
Quais são os tipos de estoque?
Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres (representações de grafemas ou unidades similares a grafemas como as que compõem um alfabeto ou silabário utilizados na comunicação através de uma linguagem natural) com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou ...
Também vimos dois tipos de armazenagem, que são: armazenagem temporária e a armazenagem permanente. Uma com a função de arrumar com mais facilidade os materiais, e a outra com local já predefinido, assim o fluxo do material determina a disposição do armazém,tendo como resultado a organização do mesmo.
Neste contexto, existem três tipos de codificação:
Os Tipos mais comuns de codificação são:
Para compreender ainda mais a comunicação, vamos entender como ela se processa. ... Codificação - é a linguagem ou os símbolos usados para a comunicação. Canal - é o veículo pelo qual a mensagem é encaminhada. Decodificação - é o processo em que a mensagem é traduzida na mente do receptor.
Agrupam-se os numeros e/ou letras em séries de conjuntos que irão identificar um determinado item. Ex. 1: Pote de achocolatado (de um supermercado qualquer), com a codificação " - cada número, ou conjunto de número, desses teria um significado: Filial 1; Loja 2; Setor de alimentos 345; Número da estante 21.
Significado de Codificar Reunir vários conteúdos numa só obra; compilar: o autor codificou diversas obras em seu novo livro. [Informática] Demonstrar por meio de sinais ordenados, e interligados a um grupo de dados, as instruções de um programa; expressar em linguagem de programação: codificar um logaritmo.
Finalidade dos numeros: contar, medir, codificar e ordenar.
Os números, então, se ampliaram para várias necessidades humanas, entre elas, destacam-se as de função social, que são: contagem, medidas, códigos e ordens.