EQST

O Que Armazenamento De Resduos?

O que é armazenamento de resíduos?

Armazenamento de resíduos, segundo o que está definido na Norma ABNT – NBR 12235, é a sua contenção temporária em área autorizada pelo órgão de controle ambiental, à espera de reciclagem, recuperação, tratamento ou disposição final adequada, devendo atender a uma série de condições básicas de segurança.

Como deve ocorrer o armazenamento de resíduos perigosos e de resíduos não inertes e inertes?

Os resíduos não inertes e inertes devem ser armazenados levando em consideração os aspectos relativos ao isolamento, sinalização, acesso à área, medidas de controle de poluição ambiental, treinamento de pessoal e segurança da instalação. Deve ser sinalizado de tal forma que impeça o acesso de pessoas estranhas.

Como deve ser feito o armazenamento do lixo?

Para o correto armazenamento não misture os resíduos recicláveis com os orgânicos. Os resíduos recicláveis devem ser lavados e secados antes de armazenar. Papéis devem estar secos e não podem ser amassados, somente dobrados. Os resíduos de vidro devem ser colocados em uma caixa para evitar acidentes.

Qual a definição de armazenamento de resíduos e quais as condições gerais que devem reger esse armazenamento?

A Norma NBR 12235 da Associação Brasileira Normas Técnicas – ABNT define que armazenamento de resíduos é a contenção temporária em área autorizada pelo órgão de controle ambiental, até a reciclagem, recuperação, tratamento ou disposição final, com o objetivo de atender a uma série de condições de segurança.

Qual a diferença de acondicionamento e armazenamento?

Basicamente, a unidade de acondicionamento é a proteção do documento contra a ação de agentes externos que podem causar danos e o armazenamento consiste em colocar os documentos nos seus devidos lugares, nas condições ideais.

Como funciona o armazenamento interno de resíduos?

O armazenamento interno consiste da guarda do resíduo contendo produto químico ou rejeito radioativo na área de trabalho. O armazenamento externo é a guarda dos coletores de resíduos em ambiente exclusivo, com acesso facilitado para a coleta externa.

O que caracteriza um resíduo não perigoso como inerte classe IIB ou não inerte classe IIA )?

Os resíduos classe IIA, ou não inertes, são aqueles que possuem propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. São resíduos que não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química.

Qual a necessidade de um local de armazenamento de resíduos perigosos serem isolados?

Um local de armazenamento de resíduos perigosos deve possuir: a)sistema de isolamento tal que impeça o acesso de pessoas estranhas; ... c) áreas definidas, isoladas e sinalizadas para arma- zenamento de resíduos compatíveis (ver 5.1).

Qual é a forma correta de se descartar o lixo?

Aterros sanitários O aterro sanitário é o local adequado onde o lixo deve ser depositado e descartado. Em linhas gerais, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, apenas os resíduos sólidos que não podem ser reutilizados ou reciclados devem ser destinados ou dispostos nesses locais.

Qual a necessidade de um local de armazenamento de resíduos perigosos serem isolados e quais as características que os mesmos devem possuir?

Um local de armazenamento de resíduos perigosos deve possuir: sistema de isolamento tal que impeça o acesso de pessoas estranhas; sinalização de segurança que identifique a instalação para os riscos de acesso ao local; áreas definidas, isoladas e sinalizadas para armazenamento de resíduos compatíveis.

O que é forma de acondicionamento?

- Acondicionamento: é a colocação dos resíduos sólidos no interior de recipientes apropriados, revestidos, que garantam sua estanqueidade, em regulares condições de higiene, visando a sua posterior estocagem ou coleta.

Qual a diferença de acondicionamento temporário e externo?

4.04 ARMAZENAMENTO EXTERNO – Consiste na guarda dos recipientes de resíduos contendo os resíduos já acondicionados em abrigos externos até a realização da coleta. 4.05 ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO – Consiste na guarda temporária dos recipientes contendo os resíduos já acondicionados, em abrigos internos.

O que é coleta interna de resíduos?

Coleta e transporte interno Trata-se da coleta e transporte dos resíduos nos pontos de geração até o abrigo temporário ou o abrigo externo. O transporte interno dos RSS deve ser realizado atendendo a rota e a horários previamente definidos, em coletor identificado.

Quais as etapas do gerenciamento de resíduos?

Deve focar os aspectos intra e extra-estabelecimento, indo desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas:
  1. 1 – Segregação. ...
  2. 2 – Acondicionamento. ...
  3. 3 – Identificação. ...
  4. 4 - Transporte Interno. ...
  5. 5 - Armazenamento Temporário. ...
  6. 6 – Tratamento. ...
  7. 7 - Armazenamento Externo. ...
  8. 8 – Coleta e Transporte Externos.
Mais itens...

Qual a classe do resíduo gerado contendo poliuretano?

Resíduos de Classe II - A.

Por que a base da estrutura de armazenamento dos tambores deve ser em concreto?

4.1.1 Armazenamento de contêineres e/ou tambores Os contêineres e/ou tambores devem ser armazenados, preferencialmente, em áreas cobertas, bem ventiladas, e os recipientes são colocados sobre base de concreto ou outro material que impeça a lixiviação e percolação de substâncias para o solo e águas subterrâneas.