Sua aptidão cardiovascular, também chamada de aptidão cardiorrespiratória (ACR), diz muito sobre sua saúde e sobre o quanto outras condições podem afetá-la. Basicamente, a ACR mede quão bem seu corpo absorve oxigênio e o distribui aos músculos e órgãos durante períodos prolongados de exercício.
Também conhecido como Step Test, mensura a capacidade de recuperação após um teste com um banco (step) de 40 cm de altura. O paciente deve subir e descer durante 45 segundos, realizando 30 subidas e descidas. Ao finalizar o exercício, mede-se a pulsação durante os três primeiros minutos.
Como melhorar a sua capacidade cardiorrespiratória? Descubra!
min). No entanto, esse valor pode variar muito entre as pessoas devido a idade, sexo, hábitos, hereditariedade e condicionamento cardiovascular. Espera-se de um homem saudável que ele alcance no esforço um VO2 máximo em torno de 35 a 40 ml/(kg. min), ou seja, 10 vezes o VO2 de “repouso“ (ou 10 METS).
Assim, para calcular o VO2 máximo levando em consideração a distância percorrida em metros pela pessoa em 12 minutos, deve-se colocar a distância (D) na fórmula seguinte: VO2 max = (D – 504)/ 45.
VO2max, ou consumo máximo de oxigênio, utilizado para o cálculo da potência aeróbia, refere-se à quantidade máxima de oxigênio que um indivíduo pode utilizar durante o exercício intenso ou máximo. VO2max, é considerado o principal indicador da aptidão cardiovascular em exercícios prolongados.
O índice determina a quantidade máxima que uma pessoa consegue consumir de oxigênio durante a atividade física. Quanto maior a captação de oxigênio pelo organismo, maior será a performance atlética. Por isso, o VO2 máx.
Para iniciar uma atividade física e aumentar o VO2, é recomendado um treino mais leve, com cerca de 60 à 70% do VO2, que deve ser sempre orientado pelo treinador da academia. Além disso, uma opção para melhorar o VO2 é através da realização de treinos intervalados, realizados em alta intensidade.
O consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.) pode ser definido como o maior volume de oxigênio por unidade de tempo que um indivíduo consegue captar, respirando ar atmosférico durante o exercício.
O cálculo do gasto calórico real segue o seguinte raciocínio: quando nosso corpo consome 1 litro de oxigênio para produzir energia, são “gastas” ou “produzidas” cerca de 5 calorias. Portanto, se estivermos consumindo 1 litro de oxigênio por minuto, estaremos produzindo 300 calorias por hora (5 x 60 min).
Somente oxigena os músculos quem treina, e isso é um fato. Além disso é mediante o consumo de alimentos ricos em nitratos e óxido nítrico (também conhecido por monóxido de nitrogênio e monóxido de azoto) reconhecidamente, como explicado acima, como coadjuvante no processo de fluxo de oxigênio nos músculos.
10 alimentos que ajudam a turbinar os músculos
Então, se você quer aumentar sua capacidade cerebral, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente:
Dentro da célula ou fibra muscular existem as mitocôndrias, que produzem a energia necessária para o músculo, como se fossem as usinas produtoras de energia da célula. A mitocôndria usa o oxigênio para esta produção.
O débito cardíaco (DC) aumentará por duas causas: maior volume sistólico e maior FC durante o exercício, em virtude da demanda de fluxo sanguíneo e O2 dos músculos que estão trabalhando.
Para os músculos, assim como para todas as células do corpo, a fonte de energia que mantém tudo funcionando é o trifosfato de adenosina (ATP). O ATP é a moeda energética utilizada por todas as células. exercício utilizam diferentes sistemas.
O oxigênio se difunde do sangue para o músculo, e a taxa de difusão depende da magnitude do gradiente da pO2 entre o sangue capilar e a mitocôndria muscular (onde o oxigênio é utilizado na fosforilação oxidativa), assim como da distância em que o oxigênio deverá difundir-se.
A adrenalina em excesso está relacionada a mau humor, estresse generalizado, ansiedade e até a doenças cardíacas. Nas atividades físicas, a adrenalina é liberada para preparar o corpo para os grandes esforços que os exercícios necessitam.