A principal consequência da vinda da família real para o Brasil foi a aceleração do processo de independência do país. Em 1815, com fim das guerras napoleônicas, o Brasil foi declarado parte do Reino Unido de Portugal e Algarves, deixando de ser uma colônia.
A vinda da família real para o Brasil, evento também conhecido como transferência da corte portuguesa para o Brasil, foi um acontecimento que se deu na passagem de 1807 e 1808 e foi consequência da invasão de Portugal por tropas francesas durante o período napoleônico.
Houve também a criação de três ministérios: Ministério da Guerra e Estrangeiros; Marinha; Fazenda e Interior. Pela necessidade de organização administrativa, também foram criados o Banco do Brasil, a Casa da Moeda e um Supremo Tribunal.
Resposta. Começaram com a abertura dos portos às nações amigas, mas só que vinha para cá era a Inglaterra. Expulsaram os moradores das melhores casas do Rio de Janeiro para acomodar toda a camarilha, chamada de corte que veio agregada. Começou o clientelismo, para os amigos do rei, tudo.
Autonomia administrativa. Permissão de ter imprensa. Fundação da academia militar, da marinha e de um hospital militar. Criação da Fábrica de Pólvora (Rio de Janeiro);Criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro;Criação da Academia Imperial de Belas Artes.
Resposta. Resposta: A transferência da corte portuguesa para o Brasil estava relacionada com os eventos que aconteciam na Europa durante o período napoleônico. O imperador da França, Napoleão Bonaparte, determinou o Bloqueio Continental em 1806, que proibia as nações europeias de comercializar com a Inglaterra.
Nessa época, foram construídos chafarizes para o abastecimento de água, pontes e calçadas; abriram-se ruas e estradas; foi instalada a iluminação pública; passaram a ser fiscalizados os mercados e matadouros; organizadas as festas públicas, etc.