Não se deve comer jaca e beber água ao mesmo tempo. As mulheres devem evitar comer peixe de couro, curimatã e camarão quando estão menstruadas. Pessoas de ambos os sexos devem evitar esses alimentos durante período pós-operatório.
Ela é rica em carboidratos e fornece fibras e proteínas. Além disso, A Jaca é uma boa fonte em Vitaminas e minerais, tais como a Vitamina A, Vitamina-B, Vitamina C, Vitamina E, Cálcio, Magnésio, Potássio e Fósforo. Jaca Reduz a Pressão Arterial: A Jaca é rica em potássio.
Tabela nutricional da jaca (100g)
CASCA | É verde, áspera e relativamente grossa, mas rompe-se facilmente quando a fruta está bem madura. Para saber se a jaca está boa deve-se pressionar a casca e senti-la ceder ao toque, porém manter um consistência mais firme. É pouco usada na cozinha.
200 dias
A jaca é o fruto da jaqueira, árvore tropical trazida da Índia para o Brasil no século XVIII. É uma árvore que chega a 20 m de altura e seu tronco tem mais de 1 m de diâmetro. É cultivada em toda região Amazônica e toda a costa tropical brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro.
Os tipos – variedades – mais cultivados da jaqueira são: jaca-dura (com frutos grandes – 15,30, 40 kg- e bagos de consistência rígida); jaca-mole (frutos menores, bagas doces com consistência mole) e jaca-manteiga (com bagos adocicados e de consistência intermediária) é comum no Rio de Janeiro.
A fruta é classificada em duas variedades de acordo com a consistência da polpa dos frutos: a jaca dura, que apresenta a polpa firme e frutos maiores e a jaca mole, que possui frutos menores e macios, porém mais doces.
três anos
Como adubar essa planta: ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova.
Como evitar? Pelos sintomas da jaqueira, sugere-se a presença de uma doença conhecida como antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporiodes, que ataca o fruto em todos os estágios de desenvolvimento. A incidência do fungo é mais intensa nas regiões de clima quente e úmido.
Embora a jaqueira não seja exigente, recomenda-se uma adubação química anual com a fórmula N-P-K, além de uma adubação orgânica com estrume de curral. As quantidades para aplicação dos adubos variam de acordo com a idade da planta.
Rica em fitonutrientes, a jaca pode ajudar a combater o câncer e retardar a degeneração celular. As folhas da jaqueira são úteis para curar a febre, furúnculos e doenças de pele. O látex do fruto é útil no tratamento de faringite. A jaqueira é uma árvore tropical, que deve ser cultivada em condições adequadas.
Elas podem ser ovais, oblongas ou elípticas, e são inteiras, brilhantes, curto-pecioladas, com nervuras bem marcadas e textura coriácea. As flores masculinas e femininas surgem em inflorescências separadas, diretamente do caule e tem pouca importância ornamental.
Uma jaqueira pode produzir frutos por aproximadamente 100 anos e cada jaca contém várias sementes ; até 500 unidades por fruto. A jaca pode ser consumida crua ou usada na preparação de doces e geleias caseiras.
Além da confecção de móveis e esquadrias, a madeira da jaqueira vem sendo usada para alimentar as fogueiras juninas. “Pode-se afirmar que ela constitui a principal fonte de lenha nesta época”, completa Paulo Cezar Carvalho.
Artocarpus heterophyllus
Moraceae
Características Morfológicas: Árvore de grande porte que pode facilmente chegar a 25 metros de altura.
Características morfológicas: Árvore de grande porte, de 8-25 m de altura, de copa ampla e dotada de látex leitoso. tronco robusto, de casca grossa, de 30-60 cm de diâmetro. folhas simples, verde-escuras, brilhantes, ovais, de 15-25 cm de comprimento por 10-12 cm de largura e com a consistência do couro.
O preço varia de R$ 4 a R$ 6. — É engraçado porque a jaca é uma fruta que lembra a infância. Muita gente vem aqui e conta uma história de família— relata Queimado. — Mas, agora, só se fala em jaca verde.
A jabuticaba ou jaboticaba é o fruto da jaboticabeira ou jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Com a recente mudança na nomenclatura botânica, há divergências sobre a classificação da espécie: Myrciaria cauliflora (Mart.)
O damasqueiro é uma árvore de pequeno porte, com altura variando entre 3 e 6 metros, com tronco robusto e casca castanho-escuro; copa arredondada, folhas ovais (cordiformes) e pecíolo avermelhado; flores solitárias brancas ou rosadas. ...
O damasco é o fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore originária da China e Sibéria que pode chegar até 7 metros de altura. A fruta foi introduzida na Inglaterra, durante o século XVIII, e na América do Norte, em 1920.