O que acontece com a Curva da Oferta quando o preço de venda de uma mercadoria diminui? ... Há um deslocamento para a direita da Curva de Oferta. e. Há um deslocamento para cima, ao longo da mesma Curva de Oferta.
Tem-se aí a lei da demanda – quando o preço de um produto sobe e tudo se mantém cons- tante, cai a quantidade demandada, ou o número de unidades compradas do produto.
Um produto cuja demanda aumenta quando a renda aumenta, e vice-versa, é chamado de bem normal. ... Um produto cuja demanda cai quando a renda aumenta, e vice-versa, é chamado de um bem inferior. Em outras palavras, quando a renda aumenta, a curva da demanda desloca-se para esquerda.
A demanda por moeda depende tanto da renda (motivos transação e precaução) como da taxa de juros nominal (motivo especulação). É diretamente relacionada com a renda e inversamente relacionada com a taxa de juros. A demanda por moeda depende tanto da renda como da taxa de juros nominal.
Progresso tecnológico e mudança nos preços dos insumos usados na produção são os fatores que deslocam a curva de oferta.
Principais pontos. Deslocamento da curva de oferta: mudanças nos custos e outros fatores relacionados à produção podem fazer uma curva de oferta inteira se deslocar para a direita ou para a esquerda. Isto gera uma maior ou menor quantidade ofertada a um determinado preço.
Se a curva de demanda é elástica, receita total cai quando o preço aumenta. Se a curva de demanda é inelástica, receita total aumenta quando o preço aumenta. A elasticidade preço da oferta mede o quanto a quantidade ofertada muda devido a uma alteração nos preços.
Elasticidade: resposta (sensibilidade) da quantidade demandada ou da quantidade ofertada a variações em seus determinantes. ... Tipos de elasticidades: Elasticidade-preço da demanda; Elasticidade-renda da demanda; Elasticidade-cruzada da demanda; Elasticidade-preço da oferta.
Elasticidade-renda da demanda é uma medida do quanto a quantidade demandada de um bem responde a uma variação na renda dos consumidores, calculada como a variação percentual da quandidade demandada dividida pela variação percentual da renda.