São duas doenças distintas com sintomas e epidemiologia totalmente diferentes, apesar de serem causadas pela mesma espécie de cestódeo (parasita). A teníase é causada pela Taenia solium e/ou pela Taenia saginata, também conhecida como “solitária”. Já a cisticercose é causada pelas larvas dessas espécies de parasitas.
Doença causada a partir da ingestão de ovos da Taenia solium, por meio de alimentos ou agua contaminados ou ainda autoinfecção. Quando os ovos eclodem o embrião é jogado na corrente sanguínea podendo acomenter diversos órgãos, inclusive o cérebro causando a neurocirticercose que é a forma mais grave da doença.
A cisticercose é uma parasitose causada pela ingestão de água ou de alimentos como legumes, frutas ou verduras contaminados com os ovos de um tipo específico de Tênia, a Taenia solium.
sim, as duas são doenças causadas pelo mesmo parasita,porem, a teniase é causada pela Taenia solium adulta ou Taenia saginata dentro intestino delgado, que são hospedeiros definitivos, e a cisticercose ocorre pela larva da Taenia. Não significa q a pessoa terá as duas ao mesmo tempo, mas pode acontecer de ter.
Comer carne de porco não faz mal para a saúde, desde que ela seja bem cozida, pois o cozimento adequado evita a transmissão da cisticercose, uma doença que é facilmente transmitida pela carne de porco e que pode atingir o sistema nervoso, causando convulsões e problemas mentais.
Os sintomas gastrointestinais, urticária, angioedema, anafilaxia e problemas respiratórios, quando não tratados podem até levar a morte e muitas vezes são causados por produtos químicos e conservantes presentes, e não a carne em si.
Comer muita carne de porco pode causar problemas gastrointestinais, diarreia, vômitos e cãibras.
Aumenta os níveis de colesterol. A carne vermelha tem mais gordura saturada, o que é um dos fatores responsáveis por elevar os níveis de colesterol. Como consequência, você passa a ter um acúmulo maior de gordura no organismo, principalmente nos vasos sanguíneos, o que leva a outros problemas.
4 “Vocês não poderão comer aqueles que só ruminam nem os que só têm o casco fendido. ... 7 E o porco, embora tenha casco fendido e dividido em duas unhas, não rumina; considerem-no impuro. 8 Vocês não comerão a carne desses animais nem tocarão em seus cadáveres; considerem-nos impuros.