EQST

O Que A Prestaço De Contas?

O que a prestaço de contas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
  • O que é a prestação de contas?
  • Como funciona a prestação de contas?
  • Como funciona a prestação de contas dos órgãos públicos?
  • Como fazer uma prestação de contas judicial?
  • Como se faz uma prestação de contas?
  • Como fazer prestação de contas na curatela?
  • Qual o objeto da ação de prestação de contas?
  • Quem tem o dever de prestar contas?
  • Qual é o valor da causa na ação de prestação de contas?
  • Qual o foro competente para ação de prestação de contas?
  • Como fazer prestação de contas em inventário?
  • Qual o prazo prescricional para ação de prestação de contas?
  • Quem pode propor ação de exigir contas?
  • Quais são os requisitos para a propositura da ação de exigir contas?
  • Quem pode exigir prestação de contas novo CPC?
  • O que ocorre se o réu não contestar mas prestar as contas?
  • Como deve ser feita a prestação de contas do condomínio?
  • Quanto a ação de exigir contas na petição inicial o autor especificará detalhadamente as razões pelas quais exige as contas requerendo a citação do réu para que as preste ou ofereça contestação no prazo de 10 dez dias?
  • É possível a reconvenção na ação de prestação de contas?
  • Como é a prestação de contas na forma mercantil?
  • É possível o ajuizamento de ação de exigir contas contra o síndico do condomínio?
  • É possível cumular ação de exigir contas com ação ordinária de indenização?
  • O que significa dizer que a ação de exigir contas é um procedimento bifásico?
  • Qual é o recurso cabível em face da decisão que encerra a primeira fase da ação de exigir contas?
  • É compatível com o rito especial da Ação de exigir contas a cumulação de pedidos de prestação de contas e revisão de cláusulas contratuais?
  • O que é a prestação de contas?

    De maneira simplificada, a prestação de contas pode ser definida como a demonstração do que foi feito com os recursos públicos que foram transferidos a uma entidade num determinado período.

    Como funciona a prestação de contas?

    A prestação de contas é um balanço financeiro de uma empresa, associação ou instituição pública. Ele pode ser mensal ou anual. Neste balanço são apresentadas todas as transações financeiras realizadas durante um certo período compreendido.

    Como funciona a prestação de contas dos órgãos públicos?

    Para garantir este direito, o artigo 70 da Constituição Federal de 1988 obriga os gestores de todos os setores públicos a prestar contas junto aos órgãos de controle externos e o Tribunal de Contas do Estado. Esse controle é feito por representantes administrativos financeiros que cuidam do orçamento público.

    Como fazer uma prestação de contas judicial?

    A petição inicial deve ser devidamente instruída de prova que o réu tem ou teve bens do autor em administração. O prazo para resposta do réu é especial, é de cinco dias. Quando o réu poderá assumir uma dessas situações: a) apresentar as contas, aceitando a sua obrigação de fazê-lo.

    Como se faz uma prestação de contas?

    A prestação de contas envolve as receitas, as despesas, o patrimônio líquido e bruto, e o total de ativos e passivos. Assim, a prestação de contas pode ser formada por diversos relatórios, dos mais simples, como um relatório sintético, aos mais completos, como um DRE.

    Como fazer prestação de contas na curatela?

    A prestação de contas deve ser apresentada ao Juiz responsável pela Interdição, para que o mesmo aprove as contas, após a manifestação do representante do Ministério Público. A periodicidade, deve ser de acordo com o que o Juiz determinou na sentença que decretou a interdição.

    Qual o objeto da ação de prestação de contas?

    Assim, é possível afirmar que a ação de prestação de contas tem por finalidade a comprovação de forma contábil dos créditos e débitos, e a declaração do saldo credor ou devedor, com a condenação do devedor (seja ele autor ou réu) ao pagamento dessa quantia.

    Quem tem o dever de prestar contas?

    70- “Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária”.

    Qual é o valor da causa na ação de prestação de contas?

    VALOR DA CAUSA. 1 - Não existindo qualquer previsão no artigo 259 do CPC e tampouco na legislação esparsa para a fixação do valor da causa em ação de prestação de contas, o magistrado deve ater-se ao valor estipulado pelo autor, tendo em vista que a sentença e meramente declaratória e sem conteúdo econômico imediato.

    Qual o foro competente para ação de prestação de contas?

    Será competente para a ação o foro do local em que se deu a gestão ou administração (art. ... A competência, aqui, é funcional e, portanto, absoluta. Ritual. Na ação de exigir contas, o procedimento referente à fase cognitiva será abreviado ou desdobrado em duas subfases.

    Como fazer prestação de contas em inventário?

    A prestação de contas em inventário constitui obrigação do inventariante, sempre que praticar atos de disposição de bens, assim como ao deixar a função, ao término do processo e sempre que o juiz determinar. A forma de sua apresentação e o processamento em apenso aos autos do inventário atendem ao disposto no art.

    Qual o prazo prescricional para ação de prestação de contas?

    cinco anos

    Quem pode propor ação de exigir contas?

    A ação de exigir contas deve ser proposta por quem teve os bens administrados por outrem. Seu procedimento possui duas fases: na primeira, o juiz decide sobre a existência da obrigação; na segunda, o réu prestará contas e será avaliado.

    Quais são os requisitos para a propositura da ação de exigir contas?

    Para que tal ação (exigir contas) seja passível de propositura, é requisito que o pleito judicial seja totalmente determinado e assertivo (jamais pedido abrangente, inconclusivo ou genérico), detalhado, explicitado e com motivo plausível de dúvida (que deverá ser devidamente suscitada).

    Quem pode exigir prestação de contas novo CPC?

    A iniciativa do procedimento especial de exigir contas, na redação do art. 550, CPC de 2015, compete a quem tem o direito de exigir contas: “Aquele que afirmar ser titular do direito de exigir contas requererá a citação do réu para que as preste ou ofereça contestação no prazo de 15 (quinze) dias”.

    O que ocorre se o réu não contestar mas prestar as contas?

    se disse, se o réu não contestar a ação, nem prestar as contas, cabe a aplicação da regra do art. 355, que disciplina o julgamento antecipado de mérito. ... Julgado procedente o pedido, o réu será condenado a prestar contas no prazo de quinze dias. Se não o fizer, não poderá impugnar as que o autor vier a apresentar.

    Como deve ser feita a prestação de contas do condomínio?

    De acordo com o Artigo 1348, inciso VIII do Código Civil, a prestação de contas do síndico para a assembleia deve ser feita uma vez por ano, ou sempre que for exigida. Dessa forma o gestor do condomínio, visando respeitar a lei, deve sempre estar pronto para apresentar tais informações aos condôminos.

    Quanto a ação de exigir contas na petição inicial o autor especificará detalhadamente as razões pelas quais exige as contas requerendo a citação do réu para que as preste ou ofereça contestação no prazo de 10 dez dias?

    Quanto à Ação de Exigir Contas, na petição inicial, o autor especificará, detalhadamente, as razões pelas quais exige as contas, requerendo a citação do réu para que as preste ou ofereça contestação no prazo de 10 (dez) dias.

    É possível a reconvenção na ação de prestação de contas?

    TJSP veda pedido reconvencional em ação de exigir contas.

    Como é a prestação de contas na forma mercantil?

    De acordo com o artigo 917 do Código de Processo Civil , a prestação de contas deve ser feita de forma mercantil, especificando-se as receitas e a aplicação das despesas, bem como o respectivo saldo; devendo, ainda, ser instruída com os documentos justificativos.

    É possível o ajuizamento de ação de exigir contas contra o síndico do condomínio?

    Segundo o art. 550 do novel CPC, somente aquele que detém o direito de exigir contas é quem pode propor ação. ... Porém, se o condomínio antes de ajuizar ação de exigir contas contra o ex-síndico, submetê-la à assembleia geral e a mesma desaprová-las, o condomínio caracterizará seu interesse de agir.

    É possível cumular ação de exigir contas com ação ordinária de indenização?

    PEDIDO DE CUMULAÇÃO DE AÇÕES. IMPOSSIBILIDADE. A AÇÃO DE EXIGIR CONTAS, PREVISTA NO ART. 550 DO CPC/15 , POSSUI PROCEDIMENTO ESPECIAL, SENDO INVIÁVEL A SUA CUMULAÇÃO COM AÇÃO DE RITO ORDINÁRIO, SOB PENA DE SUPRESSÃO DAS TÉCNICAS PRÓPRIAS DE SEU PROCEDIMENTO.

    O que significa dizer que a ação de exigir contas é um procedimento bifásico?

    Pode-se dizer que a ação de exigir contas é bifásica. Na 1ª fase, o juiz verifica se há, ou não, a obrigação de que o réu preste contas para com o autor, ou seja, o magistrado apareciará a legitimidade das partes para, ao fim, posicionar-se sobre o prosseguimento da ação.

    Qual é o recurso cabível em face da decisão que encerra a primeira fase da ação de exigir contas?

    O agravo de instrumento é o recurso adequado para combater a decisão interlocutória de mérito proferida na primeira fase da ação de exigir contas, que condena o réu a prestar contas. Inteligência do art. 1.

    É compatível com o rito especial da Ação de exigir contas a cumulação de pedidos de prestação de contas e revisão de cláusulas contratuais?

    O pedido de revisão de cláusulas requerido na segunda fase não é compatível com o rito estabelecido na ação de prestação de contas, porquanto, revisar ajustes no contrato somente pode ser feito por meio de ação ordinária competente, qual seja a: ação revisional.