A remoção de um ou dos dois ovários (ooforectomia) é um procedimento utilizado para tratar o câncer de ovário ou para evitar o seu surgimento.
Verdade. Mulheres que se submeteram a cirurgia para retirada de um ovário ou trompa - extraídos em decorrência de problemas como gravidez na trompa, tumor de ovário, cisto de ovário, entre outros ¿ continuam aptas a gerar um bebê. Para isso, basta que tenham o útero, um ovário e uma trompa em condições normais.
Significado de Salpingo substantivo masculino Gênero de insectos coleópteros. Etimologia (origem da palavra salpingo). Do latim salpinx, salpingis.
prefixo, substantivo masculino [Medicina] O mesmo que ânus e reto. Ver: proctologia. Etimologia (origem da palavra procto).
Se essa pergunta está na sua cabeça pode ficar tranquila porque a resposta é sim. Só é necessário que esse ovário esteja conectado a uma trompa de Falópio saudável. Assim, você tem as mesmas possibilidades de ficar grávida que qualquer outra mulher. A função principal do ovário é produzir os óvulos.
Não há comprovação médica de que a histerectomia cause, de fato, ganho de peso, mas há diversos relatos de mulheres que foram submetidas ao procedimento e notaram um aumento significativo.
Depois de uma histerectomia em que os ovário são retidos, a mulher pode esperar incorporar a menopausa dentro de aproximadamente cinco anos. Esta chegada adiantada da menopausa é devido a um distúrbio no fluxo sanguíneo aos ovário que ocorre em vários graus em conseqüência do procedimento.
A histerectomia pode alterar a sua resposta ao estímulo sexual e a reposição hormonal não irá resolver este problema. Nunca inicie uma medicação hormonal sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem fazer a reposição hormonal. Essas medicações podem estar associada a eventos graves como trombose.
Entretanto após um mês, caso não hajam complicações no pós operatório, já poderá iniciar caminhadas no planto, por curtos intervalos de tem, bem como alguns exercícios de alongamento, exercícios funcionais leves de membros superiores e inferiores. O mais importante é seguir as orientações do seu médico.