Dentre os grãos que podem ser oferecidos à calopsita estão os diversos tipos de painço, alpiste canadense, aveia com ou sem casca, cártamo, diferentes tipos de arroz, niger, senha francesa, perilla, sorgo vermelho, trigo mourisco, linhaça, chia, grão-de-bico, lentilha, ervilha, canjica, gergelim branco e preto e até ...
Calopsitas são animais sociáveis, que gostam de estar em bando — e isso inclui os tutores! Elas adoram passar tempo com seus humanos. Portanto, reserve um período do dia para fazer carinho, ficar com ela no ombro, estimular atividades e se divertir.
Por esse motivo, as calopsitas necessitam de um lugar tranquilo para descansar. Ou seja, se o pet fica em uma gaiola na sala, leve para um cômodo da casa mais calmo enquanto o animal estiver dormindo. Isso alivia bastante o estresse.
Já para os tutores de primeira viagem, aqui vão algumas dicas de como cuidar de calopsita:
Alimente a calopsita se ela estiver com dificuldades para comer por conta própria. A comida dela vem em forma de pó e pode ser comprada em uma loja de animais de estimação. Faça uma pasta de acordo com as instruções na embalagem e alimente-a usando um tubo de sonda gástrica ou uma seringa de boca grande.
Sua utilização deve ser feita durante o choco, acasalamento, crescimento e principalmente durante o período de muda, permitindo a formação de plumagem perfeita. Composição: Fórmula para 100 ml: Palmitato de retinol (vitamina A) --------------120.
Para aves : dose inicial: 1ml, ou 11 gotas, diluído em 100ml de água de bebida, ou ainda 2 a 3 gotas, uma vez ao dia, diretamente no bico ou boca. Consulte o veterinário de sua confiança.
Aves: 0,5ml a 2ml/litro de água de bebida. Pássaros: 3 gotas a 6 gotas/100ml de água de bebida.
Modo de Usar: Dipirona Gotas Biovet deve ser administrado por via oral, direto na boca do animal ou diluído em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso corporal, até o máximo de 35 gotas. Repetir se necessário após 4 a 6 horas.
Se você perceber que a ave sente muita dor (fica arrepiada, amuada, sem querer se mexer muito) pode ser misturada uma gota de dipirona em uma colher de sopa de água, e dar de uma a duas gotas no bico de 6 em 6 horas.
A dipirona é um analgésico derivado do pirazol comumente utilizada para aves na dose de 25 mg/kg a cada 8 horas por via oral. É contra indicado para pacientes neonatos, portadores de doenças respiratórias e portadores de alterações hematológicas (VIANA, 2007).
Outro sinal de que o pássaro está doente é a respiração chiada. Geralmente, as aves de estimação fazem barulho apenas quando querem se divertir, cantando ou brincando. Se, mesmo quando o pet está em silêncio, é possível ouvir o chiado de sua respiração, este pode ser um sinal de calopsita doente.
A melhor maneira de descobrir se a ave está doente ou não, é pesando-a em uma balança de gramas, o peso normal das calopsitas é de 70 a 90 gramas dependendo da estrutura e tamanho da ave, se a ave está com menos de 70 gramas ela está com peito seco (o que não é doença, é simplesmente magreza).
Quando estão sendo arrancadas, os locais em que a ave alcança com o bico ficam ralos; Agressividade: frequentemente vista como “malcriação”, a agressividade é um sintoma comum do estresse em aves.
Aves que gritam muito é motivo de grande preocupação. - Você está fugindo do horário habitual da refeição e a ave está pedindo comida. ... - A ave aprendeu que gritando você vem correndo ao encontro dela.
Ele vai sentar em seu poleiro e parecerá inchado, geralmente com a cabeça baixa ou sob sua asa. O pássaro pode passar muito tempo com os olhos fechados. Irá parar de comer, e se tornará muito difícil fazer com que ele se desloque de um canto do poleiro a outro, ou fazer com que vá comer ou beber água.
Sombras próximas da gaiola, luzes piscando, fachos de luz ou barulho podem assustar a sua calopsita durante à noite, fazendo com que elas tenham o terror noturno. Durante esse período, ela poderá se debater na gaiola e ficar muito assustada. Tente acalmá-la e analise a gaiola.
A dúvida se a calopsita fêmea canta vem do fato de que em relação aos machos elas são conhecidas por serem mais caladas e tímidas, enquanto os machos mais tagarelas. ... O machos também cantam e piam com mais frequência do que as fêmeas porque durante a época de acasalamento cantam para cortejar e atrair as fêmeas.
Elas adoram brinquedos As calopsitas são aves brincalhonas e, muitas vezes, são criadas sozinhas, então, ofereça brinquedos para que ela possa se distrair. Procure renovar os brinquedos, trocando semanalmente (revezando), pois só assim ela estará mais interessada nos objetos e, com certeza, muito mais feliz.
Uma característica típica de uma ave com frio é quando o animal eriça as penas por longos tempos e fica em um canto da gaiola”, explica Tiago Calil Ambiel, biólogo especializado em animais silvestres da Cobasi.
Eles podem sentir tanto quando está muito frio quanto quando as temperaturas estão altas demais.
Coloque toalhas molhadas ou copos d'água do lado de fora da gaiola. Dessa forma, você dribla as quedas de umidade; Prefira usar água filtrada ou de origem confiável. Quando o pássaro está sofrendo com o frio, fica com penas eriçadas em um canto da gaiola, quieto demais. Talvez seja a hora de aquecê-lo.
Escolher um local adequado para manter a gaiola protegida do frio e de correntes de ar é fundamental para que a ave tenha mais conforto. E, consequentemente, menos riscos de comprometer a saúde. Cobrir a gaiola com uma manta mais grossa ajuda a manter o animal aquecido, por exemplo.