Uma despesa é reconhecida imediatamente na demonstração do resultado quando a despesa não produzir benefícios econômicos futuros ou quando os benefícios econômicos futuros não se qualificam, ou deixam de se qualificar, para reconhecimento no balanço como ativo.
Uma receita aumenta o Ativo de uma empresa, seja através do caixa, bancos ou em forma de direitos. ... O que efetivamente caracteriza uma receita é um aumento do Patrimônio Líquido da empresa. No caso dos empréstimos, o que ocorre é um aumento no Ativo e um aumento no Passivo, decorrente do registro da obrigação da dívida.
Instrumento por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas, a receita orçamentária é fonte de recursos utilizada pelo Estado em programas e ações cuja finalidade precípua é atender às necessidades públicas e demandas da sociedade.
As fontes de recursos do Ministério da Saúde, nos anos 1990, foram as seguintes: COFINS, CPMF, CSLL, recursos do FSE/FEF/DRU, recursos ordinários, Contribuição sobre a Folha de Salários, e outras receitas em menor importância.
A fonte 100 tem como origem principal a arrecadação de impostos e transferências constitucionais, cuja destinação, salvo as vinculações constitucionais, é o repasse aos outros poderes (duodécimos) e órgãos, folha de pagamento, transferências constitucionais a municípios, serviço da dívida, custeio dos órgãos do poder ...