Cruze as pernas do paciente colocando, por cima, a perna do mesmo lado da mão que está sobre o peito. 4. Com uma mão no ombro e outra no quadril do paciente, vire-o lentamente e com cuidado. Para este passo, o cuidador deve colocar as pernas afastadas e uma à frente da outra, apoiando um dos joelhos na cama.
Posicionar o paciente em decúbito lateral. Posicionar o paciente em decúbito lateral. Nessa posição o paciente fica deitado de lado com ambos os braços para frente e os joelhos e quadris fletidos. O peso é suportado pela lateral do ilíaco e pela escápula.
É a troca de posição do paciente acamado ou restrito ao leito. pressão); • Facilitar a expectoração de secreção traqueal e brônquica; Impedir o aumento de secreção pulmonar. Todos os pacientes acamados ou restritos ao leito que estejam incapacitados de mudança de posição ativa.
Decúbito ventral ou prona (pessoa que deita de bruços) Decúbito lateral (esquerdo ou direito) Posição de Trendelenburg (variável da supina, onde a parte superior do dorso e abaixada e os pés são elevados numa angulação de 10° a 15°, mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal).
9 passos para levantar uma pessoa acamada
Cuidados com pacientes acamados em casa
O idoso deve ir até a beirada da cama, inclinar a cabeça e o tronco para frente com os pés apoiados no chão e ligeiramente separados, segurar os braços de apoio do assento com as mãos e dar impulso; caso o paciente não seja capaz de se levantar sozinho, o cuidador deve segurá-lo pelas costas, usar seus próprios joelhos ...
Braços e pernas É interessante também que o idoso apoie o cotovelo na cama e mova as mãos para cima e para baixo, de um lado para o outro. Caso consiga mover os braços, o idoso deve dobrar o braço, tentando encostar sua mão no ombro por três vezes seguidas, repetindo o exercício com cada braço.