Op cit. significa que uma obra, citada anteriormente na nota de referências, aparece de novo. Faz-se apenas a indicação do sobrenome do autor para situar o leitor sobre o documento.
Por fim, o IBIDEM significa “na mesma obra”, ou seja, indica uma repetição do mesmo autor e da mesma obra. Assim, usa-se IBIDEM ou IBID quando você vai fazer a citação de uma obra que acabou de citar. Nesse caso, você coloca apenas IBID e a página da citação.
Assim, e para sintetizar, idem, significa «do mesmo autor» e ibidem «da mesma obra».
O Idem (ou id) é usado para substituir o nome do autor quando se trata de citação de diferentes obras, mas escritas pela mesma pessoa. Já o Ibidem (ou Ibid) é empregado para substituir as informações bibliográficas da citação anterior, pois se trata da mesma obra e o único elemento que varia é a página.
Normalmente, idem significa o mesmo, da mesma forma, e ibidem no mesmo lugar; em notas bibliográficas, idem significa o mesmo autor, ibidem na mesma obra (ou na mesma página)".
6. A primeira referência completa [1]. A segunda [2] se refere ao mesmo autor da primeira citação, ou seja, Mettzer, mas outra obra. A terceira [3] referência se refere ao mesmo autor e obra da referência de número [2].
Em caso de trabalhos de dois autores, deve-se citar sempre os dois autores no texto. Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o sobrenome de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico).
Quando existirem vários trabalhos de um mesmo autor, publicados em datas diferentes, cita-se o sobrenome do autor, seguido das datas entre parênteses sem espaçamento.
Quando o texto está em páginas não consecutivas, edite a citação e insira as páginas separadas por um “e”. Exemplo: (TYBEL, 2018, p. 12 e 35); Quando a ideia citada está em várias páginas, edite a citação e insira a página acrescido do termo “e seg”.
A citação direta curta é a que tem no máximo três linhas. Ela deve ser colocada entre aspas duplas, dentro de um parágrafo normal. Já a citação direta longa é aquela que tem mais de três linhas. Ela deve aparecer em um parágrafo especial.
Referência da Constituição federal ou estadual BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
Modelo de Referência ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.
Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT
Referências de um TCC em outro TCC Nesse caso, é importante mencionar o nome do autor, o nome do TCC, o ano de publicação do documento, a página do trabalho e o tipo de trabalho. Você ainda deverá informar a faculdade empregada ao trabalho, assim como a universidade responsável pelo estudo em questão.
__________. (2002) Lei 13.