Como usar a sulfadiazina de prata? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A sulfadiazina de prata deve ser aplicada 1 vez por dia, no entanto, no caso de feridas muito exsudativas, a pomada pode ser aplicada até 2 vezes por dia. A pomada e o creme devem ser utilizados até à cicatrização completa da ferida ou de acordo com a orientação do profissional de saúde.
Para que serve a sulfadiazina de prata?
A sulfadiazina de prata trata de feridas principalmente aquelas com grande potencial de infecção e risco de evolução para infecção generalizada: queimaduras, úlceras de perna, escaras de decúbito e feridas cirúrgicas.
Qual o nome comercial da sulfadiazina de prata?
Princípio Ativo: sulfadiazina de prata Nomes Comerciais1: Aziprata®, AG-Dermazine®, Pratazine®, Alividerm®, Gino-Ataderm®, Dermazine®, Gino-Dermazine®, Ag Derm®, Vitadiazin®, Azicerio®.
Porque gestante não pode usar sulfadiazina de prata?
Contraindicação do Sulfadiazina De Prata – União Química Devido à possibilidade aumentada de Kernicterus (potencializado pelas Sulfonamidas) o seu uso não é recomendado, em caso de gravidez a termo, crianças prematuras e recém-natos nos dois primeiros meses de vida.
Qual os benefícios da sulfadiazina?
A Sulfadiazina de prata é um agente cicatrizante e antimicrobiano tópico na terapia de queimaduras, feridas cirúrgicas, úlceras e escaras infectadas. Previne infecções nos cateterismos vasculares.
Como age a pomada sulfadiazina de prata?
A atividade antimicrobiana da Sulfadiazina de Prata é mediada pela reação do íon prata com o DNA microbiano, o que impede a replicação bacteriana. Além disto, age sobre a membrana e parede celulares, promovendo o enfraquecimento destas, com consequente rompimento da célula por efeito da pressão osmótica2,3,4.
Quantas vezes ao dia usar sulfadiazina de prata?
Aplicar uma vez ao dia. Pode ser aplicado duas vezes ao dia no caso de lesões muito exsudativas (úmidas) ou a critério médico. O excesso do produto pode ser retirado com uma compressa de gaze ou algodão. Utilizar sulfadiazina de prata até a cicatrização da ferida.
Qual pomada pode substituir a sulfadiazina de prata?
O Atrauman-Ag® foi utilizado em 15 dos 29 pacientes e, apesar da escassez de estudos de sua aplicaçao em queimaduras, mostrouse uma alternativa interessante como substituto do creme de sulfadiazina de prata, com trocas entre 4 a 7 dias, principalmente em crianças.
Qual é a composição de sulfadiazina de prata?
Composição de Sulfadiazina de prata Excipientes: álcool cetoestearílico, cetomacrogol 1.000, petrolato líquido, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno, butil-hidroxitolueno e água purificada.
Quem amamenta pode usar sulfadiazina de prata?
Por existirem poucos dados sobre a sua passagem pelo leite materno, também não é recomendado em mulheres que estejam amamentando. A sulfadiazina de prata não deve ser utilizada em pacientes alérgicos às sulfas e aos demais componentes da formulação.
Para que serve a surfa?
Este medicamento é indicado para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à associação dos medicamentos trimetoprima e sulfametoxazol, como certas infecções respiratórias, gastrintestinais, renais e do trato urinário, genitais (homens e mulheres), infecções da pele, entre outros tipos de ...
Como tomar sulfadiazina para toxoplasmose?
Deve ser indicada após completar seis semanas de tratamento da toxoplasmose:
Sulfadiazina 500 mg por via oral, 2 vezes ao dia;
Pirimetamina 25 mg/dia.
Quanto tempo a sulfadiazina de prata faz efeito?
Foram relatados raros casos de leucopenia transitória em pacientes recebendo terapia com Sulfadiazina de Prata. Em geral ocorrendo entre 3 a 4 dias do início do tratamento, com retorno aos níveis normais de 5 a 7 dias, mesmo com a manutenção da terapia4,20,21.
Quando devo usar sulfadiazina?
Pode ser aplicado duas vezes ao dia no caso de lesões muito exsudativas (úmidas) ou a critério médico. O excesso do produto pode ser retirado com uma compressa de gaze ou algodão. Utilizar sulfadiazina de prata até a cicatrização da ferida. Não deve ser aplicado na região dos olhos.
Quais os efeitos colaterais da sulfadiazina?
Prurido, rubor, reações de fotossensibilidade, dermatite esfoliativa, eritema nodoso. Em casos raros, podem ocorrer reações severas na pele, potencialmente fatal, incluindo necrose epidérmica tóxica e Síndrome de Stevens-Johnson. Dermatites podem ocorrer com o contato das sulfonamidas com a pele.
O que é bom passar em queimadura de óleo?
Mantenha um pano limpo e umedecido em água fria na região durante as primeiras 24 horas, trocando sempre que a água aquecer; Não aplique qualquer produto como óleo ou manteiga na queimadura; Passe uma pomada hidratante ou cicatrizante para queimaduras, como Nebacetin ou Unguento.