Segundo recomenda a norma culta, a expressão [A MENOS QUE] já traz implícita a ideia de NEGAÇÃO. Por isso, não há necessidade de usar o advérbio NÃO nessa expressão, uso esse que se revelaria em redundância.
Podemos utilizar a expressão pelo menos ou a expressão ao menos sempre que quisermos referir uma situação nova que indica que alguma coisa aconteceu de forma diferente da esperada ou referir um mínimo de razoabilidade.
A menos que significa a não ser que, salvo se. Confere à frase sentido negativo: Não passará na prova a menos que haja um milagre.
"A menos de" é uma locução com a preposição (a) e corresponde a "por volta de... atrás", "perto de". Ex.: A menos de dois quilômetros daqui. "Há menos de" é constituída do verbo Haver e é indicativa de tempo transcorrido, correspondendo a "por volta de, mais ou menos".
ª edição brasileira, de 2001) regista-as como subentradas, respetivamente, de "maior" e "menor", com os seguintes significados: «a maior»: «[o] mesmo que "a mais"»; «a menor»: «em quantidade, qualidade ou teor inferior (ao esperado); a menos, de menos.
Voltando aos exemplos, a palavra menos foi corretamente utilizada em dois enunciados, são eles: “O melhor é tomar menos refrigerante e mais suco” e “Há menos pessoas hoje do que ontem.” Então, para não errar, lembre-se de que a palavra menos é invariável, logo menas não existe. Portanto, atenção para não se equivocar.
A forma correta de escrita da palavra é menos. A palavra menas está errada, não existe.
Resposta. Resposta: Quanto menos interferências existirem, melhor será.
É necessário muita atenção ou É necessária muita atenção ao atravessar a rua. As duas frases estão corretas. ... A primeira é a frase correntemente usada na linguagem oral e assim utilizada por subentender um verbo no infinitivo, o qual aliás também pode vir explícito: É necessário ter muita atenção ao atravessar a rua.