Uberaba tem sua origem na ocupação do Triângulo Mineiro, que ficou sob a jurisdição de Goiás até 1816. A região começou a ter importância preciosa, que consistia em uma das metas administrativas da Coroa Portuguesa, o governador da Capitania de São Paulo e Minas Gerais articulou a abertura de uma estrada.
Comprova-se assim que o nome já era utilizado antes mesmo de Uberaba ser elevada à condição de Freguesia, em 1820. De 1820 a 1836, passou a se chamar Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba. De 1836 a 1856, chamou-se Vila de Santo Antônio de Uberaba e, finalmente, Uberaba, a partir da elevação à cidade, em 1856.
Os primeiros habitantes da região foram os índios tupis, depois os tremembés, os caiapós e os araxás, de tradições seminômades, cujas tribos se movimentavam de um local para outro.
Localizado no Triângulo Mineiro, a 481 km a oeste da capital estadual, sua população estimada em 2020 era de 337 092 habitantes, sendo assim o oitavo município mais populoso do estado. O nome da cidade significa "Água cristalina", derivado da língua Tupi.
O Município de Uberaba situa-se na microrregião do Triângulo Mineiro, no Estado de Minas Gerais, com latitude sul e longitude oeste a . Uberaba está equidistante, num raio de 500 Km, dos principais centros consumidores do Brasil.
Esta categoria reúne artigos sobre os brasileiros nascidos no município mineiro de Uberaba, chamados de uberabenses.
No Brasil, uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). ... O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito.
Em Uberaba, o salário bruto de cada vereador é R$
Significado de Prefeito substantivo masculino Administrador de um município, responsável pela gestão do Poder Executivo nas prefeituras. [Religião] Superior de uma comunidade eclesiástica.
Paço municipal é o edifício que abriga a sede do governo de um município.
Ele tem quatro principais atribuições: representar (os eleitores e a comunidade), legislar (em defesa do bem comum), fiscalizar (a aplicação do dinheiro público) e assessorar (encaminhamento de indicações ao prefeito e secretários municipais).
A Constituição Federal define como atribuições do vice-presidente da República a substituição do presidente, no caso de impedimento ou nos casos em que o cargo se torne vago. Deve, também, auxiliar o presidente, sempre que por ele convocado para missões especiais.