A escoliose é uma torção e curvatura anormal da coluna vertebral. Se nota, normalmente, por uma mudança na aparência das costas. Os sinais típicos da escoliose incluem: Uma coluna visivelmente curvada.
1) Até 10 graus: Curva fisiológica (correta). Sem necessidade de tratamento; 2) 10 a 20 graus: Curva Leve.
As curvaturas, em sua maioria, são convexas para a direita na parte superior das costas e para a esquerda na parte inferior. Um quadril pode estar mais alto que o outro. Uma escoliose discreta pode ser detectada durante um exame físico de rotina na escola.
A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de “C” ou “S”, que pode causar problemas ao paciente.
E destro convexa significa dizer que a escoliose tem a sua convexidade apontada para o lado direito. Geralmente o tratamento envolve alongamento da porção côncava e fortalecimento da porção convexa.
Bom dia, escoliose dextroconvexa leve, ou seja, desvio da coluna leve para o lado direito, geralmente não é a causa primária de dor lombar com irradiação e dormência na perna; esses são sinais e sintomas de compressão do nervo ciátio, onde a hérnia de disco é o principal fator causador....
Estes desvios podem causar sintomas como dor nas costas, rigidez na coluna, e quando os nervos são afetados podem surgir sintomas de formigamento nos braços, mãos e dedos, ou pernas, pés e dedos. O tratamento nem sempre é necessário, ficando à critério médico.