O tratamento cirúrgico através da artroscopia está indicado nos casos de lesões que provoquem dor persistente, falseio ou bloqueio articular. Nestes casos, o menisco pode ser parcialmente removido ou reparado (“costurado”) caso seja possível.
O falseio do joelho é sentido como uma insegurança ou sensação de que “algo saiu do lugar” no joelho e é causado mais frequentemente pela lesão (ruptura) do ligamento cruzado anterior (LCA) após uma torção do joelho.
A instabilidade do joelho é causada por uma fraqueza ligamentar congênita ou adquirida, com ou sem envolvimento de outras estruturas estabilizadoras (p. ex., cápsula articular, cartilagem articular, meniscos, estruturas musculares). Isto pode levar a uma instabilidade significativa da articulação do joelho.
A frouxidão ligamentar é definida como um estado de ausência de tensão ligamentar, que pode ser constitucional ou adquirida (pós-traumática), e nada mais é que um afrouxamento articular traduzido clinicamente pela positividade dos testes de frouxidão ligamentar.
No momento que a lesão ocorre, ela pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:
Manter os músculos forte e flexíveis é a melhor maneira de aliviar a dor e prevenir lesões futuras. Para isso, faça exercícios de fortalecimento e de alongamento da musculatura da parte da frente da coxa (quadríceps) e da parte de trás (ísquio-tibiais), como agachamento, extensão e flexão do joelho.
A causa está relacionada a uma fraqueza ligamentar congênita ou adquirida (trauma) e na maioria dos casos, tem o envolvimento de outras estruturas estabilizadoras, como a cartilagem articular, os meniscos e músculos. Quanto maior é o número de estruturas afetadas, maior é a instabilidade do joelho.
Sentir-se fraco por dormir mal ou não comer direito é normal, mas a fraqueza pode ser também sintoma de problemas de saúde mais sérios, como anemia, problemas hormonais ou até mesmo depressão, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (24).
Sinais de alerta
Confira 3 receitas que podem ajudar a se sentir melhor.
Sintomas de Fraqueza muscular
Apresentar fraqueza muscular - que consiste, basicamente, na perda temporária ou prolongada da força dos músculos e na sensação de cansaço - pode ser um sintoma de diferentes problemas, tais como a falta (ou excesso) da prática de exercícios físicos, deficiência de alguns nutrientes no organismo ou até mesmo gripes e ...
As infecções virais como gripes ou dengue podem provocar dores no corpo. Depressão, estresse, cansaço extremo, lesões de esforço, má postura e sedentarismo também. Procure o médico se a dor no corpo: For acompanhada de febre, manchas no corpo ou lesões de pele no rosto.
Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Por ser um fenômeno clínico, os médicos analisam outros sintomas associados para fechar um diagnóstico.
O que é olho tremendo? O tremor sentido na região ocular costuma ser descrito pelos pacientes como “olho tremendo” ou “olho pulando”. Porém, esse tremor na verdade se origina no músculo da pálpebra e no músculo orbicular (que fica ao redor dos olhos).
Como tratar: para diminuir os tremores e outras reações derivadas da ansiedade, é necessário se acalmar, o que pode ser feito com respirações profundas, uma meditação ou se afastando da situação estressante.
Ansiedade, bruxismo de vigília e dor de cabeça: uma relação linear. Os efeitos da ansiedade na saúde das pessoas podem ser devastadores. Uma das principais consequências desse tipo de distúrbio exatamente se dá no desenvolvimento do bruxismo de vigília, que pode culminar em fortes dores de cabeças.
Tremor nas mãos e sudorese são sintomas frequentes em pessoas ansiosas, assim, para tratar desses sintomas, você precisará tratar da ansiedade em excesso. A ansiedade é um estado emocional que faz parte das experiências da vida humana.
Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade. “Estamos falando de uma patologia que exige o uso de medicamentos ou psicoterapia”, explica o dr. Vieira Filho.
O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.
Como ajudar alguém com crises de ansiedade