A glicose no sangue é medida em termos de molaridade, medidos em mmol / L ou milimoles por litro. Nos Estados Unidos, e em menor grau em outros lugares, em concentração de massa, medida em mg / dL.
A solução injetável de cloreto de sódio 20% tem papel importante na manutenção da tensão osmótica do sangue e tecidos. Este medicamento contribui também para a recuperação ou manutenção da volemia (volume de sangue circulante de um indivíduo).
Reposição de sódio com NaCl 3% (1L de NaCl 3% contém 510 mEq de sódio). Monitorização do sódio sérico a cada 4 a 6 horas.
A hiponatremia é a redução da concentração plasmática de sódio para < 136 mEq/L por excesso de água em relação ao soluto. As causas comuns incluem uso de diuréticos, diarreia, insuficiência cardíaca, doença hepática, doença renal e síndrome de secreção inapropriada de ADH (SIADH).
– Há duas fórmulas mais amplamente usadas para correção de hiponatremia: * Considerando o Déficit de sódio: (sódio do paciente – sódio esperado) x peso (em Kg) x 0.
As principais soluções de reposição de potássio, e também as mais usadas, são as seguintes: KCl xarope 6%: 15 mL contêm 12 mEq de potássio. Dose: 10 a 20 mL após às refeições, 3 a 4 vezes ao dia. KCl comprimidos: 1 comprimido tem 6 mEq de potássio.
Hipernatremia é a concentração sérica de sódio > 145 mEq/L. Implica deficit do total de água corporal em relação ao total de sódio corporal porque a ingestão de água fica abaixo da perda.
O diagnóstico toma por base exames de sangue que indicam que os níveis de sódio estão altos. É possível que o médico realize outros exames para identificar a causa da hipernatremia, incluindo medições do volume e da concentração de urina.