Em química, aldeído é uma função orgânica que se caracteriza pela presença em sua estrutura do grupamento carbonila (C=O) na extremidade da cadeia, caracterizando a presença de um grupo -CHO na extremidade do composto orgânico, denominado aldoxila, metanoila ou formila.
Principais aldeídos Serve na produção do etanol; fabricação de espelhos, medicamentos, resinas sintéticas, pesticidas, corantes e usado também na preservação de frutas. De fórmula molecular H2CO, é o mais comum e simples dos produtos químicos.
Em química orgânica, carbonila ou carbonilo é um grupo funcional constituído de um átomo de carbono e um de oxigênio, ligados por ligação dupla, que entra na composição de aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, haletos ácidos e amidas.
Como os Aldeídos, as Cetonas também possuem uma Carbonila ligada, a diferença é que esta deve estar ligada a carbono secundário. Repare que o carbono ligante se encontra no meio da cadeia carbônica (carbono secundário). Esta função é caracterizada pela união dos grupos carbonila (C=O) e hidroxila (OH).
Um dos grupos mais importantes funções orgânicas é aquele que contém oxigênio em sua composição química. 1. Álcoois – são compostos que possuem o radical hidroxila (-OH) ligado a um carbono saturado.
O que diferencia os dois grupos é que o carbono citado da carboxila está ligado ao oxigênio por uma ligação dupla , a um OH por uma ligação simples e a algum outro carbono ou cadeia carbonica enquanto o carbono da carbonila de liga apenas ao oxigenio por uma ligação dupla e à cadeia carbônica.
Para um composto se classificar como Cetona, ele precisa possuir o grupo funcional carbonila (C= O) ligado a dois átomos de carbono. Fórmula geral das cetonas: C3H6O. Os compostos orgânicos pertencentes a essa classe são miscíveis com água e por isso têm várias aplicações.
O grupo funcional cetona tem como característica principal a presença de um carbono secundário conectado, por dupla ligação, a um oxigênio; é bem semelhante ao grupo aldeído, que tem em seus compostos a carbonila na extremidade da cadeia.
propanona