Como fazer auditoria financeira: passo a passo
A auditoria financeira tem o papel de identificar as intercorrências, os fatos e os riscos contábeis que afetam o patrimônio da empresa para que, desse modo, possa apresentar um parecer acerca da eficiência e da qualidade dos controles internos da companhia.
E o que essa auditoria pode atestar?
Para se tornar um auditor financeiro é necessário ser graduado em Ciências Contábeis. Esse curso tem duração de quatro anos e é ofertado em muitas universidades do país. Como é bastante difundido, já pode ser feito tanto presencialmente quanto a distância, por meio do EAD.
Quanto custa uma auditoria em condomínios? O custo de uma auditoria de condomínio varia de acordo com o tamanho do empreendimento. No caso de auditorias preventivas, as empresas costumam cobrar de acordo com o número de apartamentos no condomínio, com valores em torno de R$ 3 a R$ 6 mensais por unidade.
Para exercer o cargo de auditor fiscal, seja no âmbito municipal, estadual ou federal (da Receita Federal e do Trabalho), é obrigatório passar por concurso público. Os candidatos devem ter diploma de nível superior e normalmente os concursos não pedem uma área de formação específica.
O auditor contábil é um profissional da área de contabilidade cada vez mais requisitado, devido ao avanço dos programas de compliance e da fiscalização digital. Seu papel principal é garantir que os registros contábeis das empresas estejam em ordem.
A Interna é realizada por um colaborador da própria empresa (capacitado para isso) e é focada em atender os objetivos da administração. Ela se preocupa, diretamente, com a detecção de erros e fraudes. A Externa visa fornecer informações fidedignas a terceiros (investidores, acionistas e stakeholders em geral).
Assim sendo, a execução de trabalhos de auditoria são atribuições privativas de contador devidamente habilitado não sendo permitido por lei a realização desses trabalhos por técnico em contabilidade nem qualquer outro profissional de nível superior.