Em textos escritos, devem ser escritos por extenso os numerais cardinais até ao dez e os numerais ordinais até ao décimo. Também os numerais cardinais cem e mil devem ser escritos por extenso, bem como os numerais fracionários.
Podemos subdividir os numerais em quatro classificações: cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários.
Número, em gramática, é uma característica que permite determinar o número de entidades ao qual determinada classe gramatical (substantivo, verbo, adjetivo, pronome etc.)
Vamos recordar: gênero tem a ver com masculino e feminino (menino – menina). Já o número mostra se é singular ou plural (meninos – meninas). A gradação (o grau) já é demonstração de aumentativo e diminutivo em várias modalidades (meninão – menininha; bonitíssimo, muito bonito, o mais bonito).
É bastante comum, em uma conversa, alguém dizer “Concordo com você em gênero, número e grau!”. É uma metáfora para demonstrar que se está plenamente de acordo com o que foi dito pelo outro.
O substantivo pode se flexionar em gênero (feminino/masculino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo). Não pare agora... Então, podemos definir o substantivo como do gênero masculino se vier anteposto pelo artigo “o”: o gato, o homem, o amor, o líder, o telefonema. ...
Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.
O resultado não pretende ser abrangente ou definitivo e corresponde apenas à opinião das pessoas consultadas....As 40 palavras mais belas da língua portuguesa.