Como se d o processo de conhecimento para Kant? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Em Kant, há duas principais fontes de conhecimento no sujeito:
A sensibilidade, por meio da qual os objetos são dados na intuição.
O entendimento, por meio do qual os objetos são pensados nos conceitos. Vejamos o que ele quer dizer com isso, começando pela intuição.
Qual é o pensamento de Kant?
A Filosofia de Kant O sistema filosófico Kantiano foi concebido como uma síntese e superação das duas grandes correntes da filosofia da época: o “racionalismo” que enfatizava a preponderância da razão como forma de conhecer a realidade, e o “empirismo”, que dava primazia à experiência.
O que Kant quis dizer com conhecimento com a experiência e conhecimento da experiência?
Kant mostra que “todo o conhecimento se inicia com a experiência, isso não prova que todo ele derive da experiência” (KANT, 1997, p. 36), ou seja, para conhecer é preciso tanto a razão com seus instrumentos, como a experiência com os fatos da realidade empírica.
O que é um imperativo categórico dê exemplos?
A exemplo: Não matarás! Não roubarás! Em seu imperativo categórico, lemos o seguinte:“Age como se a máxima da tua ação se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza”.
Qual a fórmula do imperativo categórico?
Uma das fórmulas do imperativo categórico, conhecida por fórmula da lei universal, é a seguinte: Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.