O meio técnico-científico-informacional inicia-se na década de 1970; é caracterizado pela aplicação da ciência à técnica, por isto meio técnico científico; mas este meio, estas técnicas são impregnadas de informação e transmitem, acumulam informação, por isto meio técnico- científico-informacional.
(UFRN) Com o desenvolvimento do meio técnico-científico informacional, o espaço geográfico tornou-se mais denso em objetos artificiais que apresentam um conteúdo cada vez mais elevado em ciência, técnica e informação.
O principal critério utilizado nessa regionalização é o “meio técnico-científico-informacional”. Como a informação e as finanças são diferentemente irradiadas pelo território brasileiro, formam “quatro brasis”, representados pela Região Amazônica, Região Nordeste, Região Centro-Oeste e Região Concentrada.
Nesse sentido, e com a influência marcante da evolução da ciência, da tecnologia e da informação, é que Santos e Silveira (2001) propõem outra regionalização do Brasil em quatro macrorregiões, a qual a denominam em “Quatro Brasis”: a Região Concentrada, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia.
Verificado por especialistas A revolução técnico científico e informacional pode ser caracterizada pela expansão de meios que permitem a comunicação bem como a interação entre diferentes redes em diferentes partes do mundo.