Como Diagnosticar a Incompetência Istmo Cervical? Normalmente a incompetência istmo cervical é diagnosticada após vários abortos recorrentes, sem causa aparente e uma série de exames de imagem, colo do útero muito finos e úteros com pouca profundidade no colo também podem ser indicativos.
Incompetência istmo-cervical (IIC) ou insuficiência cervical é a condição médica em que o colo uterino reduz de tamanho e se dilata antes do fim da gravidez, geralmente durante o segundo trimestre. Pode ser causado por defeitos anatômicos ou lesões locais. Afeta cerca de 1% das mulheres.
A Insuficiência Istmocervical (IIC) é a doença em que a falha no sistema oclusivo do útero determina abortos tardios e partos prematuros, tornando-se uma gravidez de alto risco.
(Cervical Incompetence) A insuficiência istmocervical é uma abertura indolor do colo do útero, que resulta no parto do bebê durante o segundo trimestre de gestação.
Quando a mulher está grávida pela primeira vez e descobre que seu colo do útero é insuficiente através da ultrassonografia, o médico pode realizar a cerclagem de urgência, mas quando a mulher já teve outra gestação e apresentou insuficiência uterina, teve aborto ou realizou a conização do útero, o obstetra pode sugerir ...
Geralmente, o colo uterino encontra-se aberto nas seguintes fases: Na menstruação, para que o fluxo menstrual possa sair para o exterior; Na pré-ovulação e na ovulação, para que os espermatozoides passar pelo canal cervical e fecundar o óvulo; No final da gravidez, para que o bebê possa sair para o exterior.
Quando, na gravidez, o colo do útero não permanece fechado até perto do parto, fala-se em colo do útero aberto ou colo do útero incompetente. Nesta situação, o colo do útero dilata-se sem dor e sem contrações, podendo provocar um aborto ou parto prematuro, muitas vezes no 2º trimestre da gestação.
O começo pode demorar mais “Fazemos uma média de um centímetro por hora ao falarmos de dilatação. Mas, em geral, os primeiros tendem a demorar mais para acontecer. Isso porque muitas vezes é quando as contrações não estão tão sincronizadas”, explica Fernanda. Além do físico, o emocional também conta nessa hora.
Diversas técnicas podem ser usadas para ajudar no afinamento e dilatação do colo do útero:
O colo do útero se localiza ao final da vagina, que é uma estrutura tubular que liga a vulva ao útero. Assim, se você quer sentir o seu colo do útero, deverá inserir o dedo indicador na vagina.
A maioria das doenças que acometem o útero pode ser identificada por meio de exames, como papanicolaou e ultrassom transvaginal, que servem para avaliar a saúde do útero e também para diagnosticar doenças como miomas, pólipos, endometriose ou câncer no colo do útero.
Recebe as tubas uterinas na região lateral e mais abaulada (cranial) e continua à parte inferior até alcançar a vagina, com a qual forma usualmente um ângulo de 90 graus. O colo do útero tem forma cilíndrica, com comprimento variável entre 2,5 e 3 cm. Em sua extremidade superior continua com o corpo do útero.
O colo torna-se cada vez mais fino, amolecido, e dilata em até 10 centímetros. - Essa mudança do colo do útero pode ser comprovada por meio do exame de toque feito pelo obstetra - ressalta a ginecologista. Para diagnosticar trabalho de parto o colo tem que estar mais fino e acima de 3 - 4 cm de dilatação.
Você pode notar um muco grosso de cor amarela ou marrom escuro (com traços de sangue), o chamado "sinal" ou tampão mucoso. Se seu tampão mucoso, que cobre o colo do útero, sair, o trabalho de parto pode estar começando.
Saída do tampão mucoso O tampão mucoso é uma secreção gelatinosa, produzida no início da gestação, que fica no orifício do colo do útero. Sua cor pode ser transparente, esbranquiçada, amarelada ou até mesmo avermelhada, por conta da eventual presença de sangue misturado ao muco.
Dilatação: são cerca de 12 contrações em um período de uma hora. Os movimentos fazem com que o colo do útero se dilate 1 centímetro por hora, em média.
Se inicia após 4 a 6 cm de dilatação e vai até a dilatação total ou 10 cm, quando o colo desaparece completamente e o útero e a vagina se transformam no canal de parto.
Intensidade e progressão das contrações são outras características importantes. A dilatação de 4 cm é um parâmetro. Podemos ter mulheres com 5 ou 6 cm de dilatação que não estão em trabalho de parto franco. Por outro lado, pode haver uma mulher com dilatação inferior e que tenha contrações mais frequentes e intensas.
Dor da Dilatação A “dor” da dilatação é semelhante a uma pressão na vagina. Também é possível sentir dores e incômodos nas costas e pontadas dentro da região íntima.
As contrações (percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga) são sentidas no abdômen – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, ajudando a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.
Neuralgia do trigêmeo é a dor mais forte que o ser humano pode sentir – Santa Casa de Maceió
Veja alguns sinais que indicam o início do trabalho de parto Você pode sentir dor na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual. Você pode notar um muco grosso de cor amarela ou marrom escuro (com traços de sangue), o chamado "sinal" ou tampão mucoso.
RE: São duas: a neuralgia do trigêmeo e a cefaleia em salvas. Sinta o drama: a neuralgia é uma dor ocasionada pelo nervo trigêmeo, responsável por controlar a musculatura da mastigação e a sensibilidade do rosto.
Com o chute, pode rolar um sangramento interno causando inchaço e dor. Em alguns casos, nosso herói pode inchar tanto que fica do tamanho de uma berinjela! O músculo que envolve os testículos pode se retrair tão depressa que nervos e artérias que seguram as bolas se enroscam, impedindo o fluxo de sangue.
Segundo historiadores bíblicos, a dor do parto foi designada por Deus como uma punição, sendo relacionado com a necessidade de vivência da dor como um processo de purgação do pecado. Em Gênesis, Deus sentenciou para a mulher: “Multiplicarei grandemente o teu sofrimento na gravidez, em meio a agonia darás à luz filhos”.