Gerenciar o armazenamento no Aplicativo de sincronização do OneDrive
Para saber o quanto do disco está sendo usado, utilizamos outro comando: df . Este retorna o espaço livre, ou ocupado, de cada partição no sistema. Da mesma forma que fazemos com o du , podemos especificar o diretório, assim, ele retorna somente a partição da qual esse diretório pertence.
Como verificar o espaço livre em disco no Linux
O Comando man serve para mostrar um manual da aplicação para o usuário. Os comandos principais são simples, as setas para cima/baixo, sobem ou descem a página, assim como as teclas de setas para esquerda/direita fazem a movimentação para leitura dos textos, o Enter também faz a página descer.
O Linux (na verdade, qualquer sistema operacional baseado em Unix) possui um tipo de usuário que tem acesso irrestrito aos arquivos e processos do sistema: trata-se do usuário root ou super usuário. Este artigo, voltado a iniciantes, mostrará qual a utilidade dessa conta e os cuidados que a cercam.
Os dois utilitários para adicionar ou criar contas de usuário em sistemas Unix / Linux são adduser e useradd . Esses comandos são projetados para adicionar uma única conta de usuário no sistema por vez.
Digite o comando " id- u " para encontrar o UID de um usuário específico . Substituir " " com Unix ou Linux nome do usuário . Digite o comando " id- g " para encontrar o GID primário para um usuário específico.
A sigla UID significa User IDentifier (identificador de usuário). O Linux utiliza o número de UID para monitorar os usuários e para verificar as permissões desses usuários. Os arquivos e diretórios possuem inicialmente o mesmo UID de quem os criou, ou seja, do dono.
Isto pode ser feito através de dois comandos no Unix: who e whoami. O comando who exibe a lista de usuários logados numa estação. O comando whoami, por sua vez, exibe o login do usuário que está logado no terminal onde o comando whoami foi executado.
Como Listar os Usuários e Grupos Existentes no Linux?
Exibir todos os usuários existentes na rede O arquivo que guarda todas as contas disponíveis e respectivas informações de login é o /etc/passwd. Logo, para ter acesso à lista de usuários (e também serviços e programas que utilizam senhas). Vamos testar? No terminal, utilize o comando: sudo cat /etc/passwd.
Para remover um membro de um grupo complementar, execute o comando usermod listando os grupos complementares dos quais você deseja que o usuário permaneça um membro. , em que user-name é o nome de usuário.
Pode-se também usar adduser com a opção ––group para criar um grupo. O comando groupadd cria um novo grupo de usuários no sistema de forma idêntica ao comando addgroup. Mas, na realidade, o comando addgroup é um front end mais amigável para a ferramenta de baixo nível groupadd.
CRIANDO GRUPOS Criar grupos no Linux é uma tarefa importante e simples. Para isso utilizamos o comando GROUPADD. E um grupo pode ser utilizado para categorizar múltiplos usuários.
Para adicionar os usuários desejados ao grupo, usamos o próprio comando adduser, seguido pelo login e o grupo ao qual ele deve ser adicionado (uma conta de cada vez). As informações sobre os grupos e seus usuários ficam salvas em /etc/group.
Para adicionar um novo usuário no Ubuntu, use o comando adduser, substituindo o “novo_usuario” com o seu nome preferido. Assim que você digitar este comando, o Ubuntu irá iniciar automaticamente o processo onde você deverá: Digitar e confirmar sua senha. Digitar as informações do usuário.
Criar um usuário local ou conta de administrador no Windows 10
Para criar um novo usuário no sistema GNU/Linux, usaremos o comando adduser seguido do nome de usuário. Obs: Para adicionar um usuário, você deve entrar com sudo su e digitar a senha de root e em seguida você pode adicionar o novo usuário!
Criar um usuário
Para adicionar um usuário a lista de sudoers, basta seguir os passos abaixo: