Para conseguir um bom efeito, os quadros devem estar alinhados pelo centro e não pela altura. Dessa forma, mesmo que eles apresentem tamanhos diferentes, é possível pendurá-los de maneira proporcional. Se você contar com a ajuda de uma pessoa no momento de pendurar os quadros, melhor ainda.
É fundamental prestar atenção no mobiliário do espaço. Se for colocar o quadro na sala, eles devem ficar pelo menos 25cm acima do sofá. O mesmo vale para os quartos, em relação à cama, aparadores, mesas de jantar, etc. No caso de escadas, os quadros devem acompanhar sua inclinação.
A escolha para uma composição requer um conjunto de definições, deve-se definir o local, o posicionamento dos quadros e a altura para que a visibilidade fique correta e harmônica. A escolha das imagens e suas molduras, também fazem parte desse requisito na hora de organizar tudo no ambiente.
Como combinar quadros na mesma parede
Confira algumas dicas de como decorar sala pequena com quadros:
1,60 m
É recomendado que ela fique a, pelo menos, 1,60m do chão ou, se ficar sobre algum móvel, a 25 cm do seu topo. Com um lápis, marque na parede o local em que ficará o centro da parte de cima do quadro. Depois, marque onde será fixado o parafuso.
Mas lembre-se que o importante é o ambiente ficar do seu jeito. Para isso, basta combinar a estampa do papel de parede com o estilo de quadro que você mais gosta.
1,60 m
Se o quadro for pendurado em uma parede que conta com um sofá logo abaixo, deve haver uma distância entre o sofá e o quadro de pelo menos 50 cm para manter a harmonia e evitar acidentes. Caso mais de um quadro seja pendurado na parede, eles devem ser alinhados pelo centro, e não pela parte de cima ou de baixo.
Se os quadros estiverem na mesma parede procure alinhá-los pela base, mas se estiverem em paredes diferentes alinhe por sua parte superior. Se a parede é retangular, o quadro deve ser no mesmo formato ou a disposição do conjunto de quadros deve seguir este formato retangular.
Por isso, destacamos abaixo algumas dicas:
Corte a corda ou o arame em um tamanho um pouco maior que o da largura do quadro e amarre cada extremidade em um conector. Se o quadro for muito pesado, peça a ajuda de alguém para pendurá-lo. Basta prender a corda ou o arame no gancho ou no pitão e alinhar o quadro para que ele não fique torto.
Quadros para sala: 60 dicas para decorar o ambiente
5 dicas para distribuir quadros na parede
Dicas para escolher quadro para sala O tamanho da sua sala é o que vai determinar o tamanho do quadro. Isso porque recomenda-se que o quadro seja sempre proporcional ao tamanho do ambiente e da parede. Sendo assim, fica fácil, sala pequena é igual a quadro pequeno e sala grande é igual a quadro grande.
Dessa forma, o quadro que você vai escolher deve ter um tamanho aproximado à ⅔ ou ¾ do comprimento dos móveis, evitando que fique grande ou pequeno demais. O espaço entre móvel e o quadro deve ser de, pelo menos, 20 centímetros de altura.
Como fazer uma composição de quadros em casa? Ao pensar em uma composição de quadros, é essencial escolher os quadros (temática e tamanho) e suas posições. “Os quadros sempre devem combinar com o estilo dos moradores e com a proposta do cômodo”, recomenda a arquiteta Angélica Duarte.
A propósito: Para criar um mural de quadros, você não precisa necessariamente pregar os quadros na sua parede. Você também pode colocar suas fotos em uma estante, armário ou mesa lateral. As opções de encostar a moldura na parede ou colar um pôster também dão muito certo! Não há limites para sua imaginação!
Passo a passo