Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas. As relações ecológicas ocorrem dentro da mesma população (isto é, entre indivíduos da mesma espécie), ou entre populações diferentes (entre indivíduos de espécies diferentes).
Resposta: A relação dos seres vivos é clássica a analogia que compara o habitat ao endereço de uma espécie, e o nicho ecológico à sua profissão. Se quer encontrar indivíduos de uma certa espécie no ambiente natural, deve procurá-los em seu habitat.
Essas relações ecológicas são muito importantes, pois garantem a sobrevivência dos diferentes seres vivos e ajudam no combate da densidade populacional, de modo que favorecem o equilíbrio ecológico.
Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.
Resposta. Os seres vivos e o ambiente em que vivem, formam um ciclo, pois um depende do outro para sua existência. Analisar essa interação, é importantissimo para a manutenção e prolongamento da vida terrestre.