Os Titãs que assassinaram e alimentaram-se do filho de Zeus foram fulminados pelo supremo senhor do Olimpo. Das suas cinzas surgem os homens, marcados por um lado divino e espiritual ou dionisíaco; outro de origem titânica, material e corporal.
O DUALISMO DO SER ÓRFICO NA EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS A problemática levantada neste trabalho se refere a como a representação da alma unida ao corpo, encontrada em escritos paulinistas, apresenta indícios de contatos com fundamentos órficos no berço do cristianismo.
Olá! O Dualismo Psicofísico é uma concepção de Platão, que afirma que todo homem possui um corpo e uma alma. ... Segundo Platão o ser humano possui o corpo, que é mortal (e foi criado pelos astros divinos para recebimento da "parte" imortal) e a alma imortal, que é imortal e foi criada por Demiurgo.
A ideia aparece na filosofia ocidental já nos escritos de Platão, baseados nos ensinamentos de Sócrates, e de Aristóteles, que afirmam, por diferentes razões, que a inteligência do Homem (uma faculdade do espírito ou da alma) não pode ser assimilada ao seu corpo, nem entendida como uma realidade física.
É assim que a alma é compreendida como princípio de movimento, gerando a vida, mas participando do que é divino. É através da alma que o homem conhece, segundo Platão. ... É por isso que a alma é esse trânsito entre os dois mundos, inteligível e sensível, ainda que suas características sejam dadas pelo mundo inteligível.
Descartes demonstra a superioridade da alma em relação ao corpo, devido ao uso da razão, mas isto não significa que o corpo deva ser desprezado, pois, sem ele, a alma não teria motivo de existir, ela apenas tem sentido unida ao corpo.
Estava claro para ele que o cérebro era o ponto central das funções da mente e a única estrutura cerebral unitária seria o corpo pineal (glândula localizada atrás da terceira cavidade do cérebro) ou conarium. Descartes considerou esse ponto como o centro da interação mente-corpo.
René Descartes propôs o dualismo das substâncias (que seriam uma entre duas coisas: res cogitans ou res extensa). Para ele o espírito e o corpo seriam nitidamente distintos. Espírito e matéria constituiriam dois mundos irredutíveis, assim não seriam nunca uma substância só, mas sempre duas substâncias distintas.
Sócrates busca responder a questão de qual é o ser, a natureza última, a essência do homem. A essa pergunta Sócrates responde que o homem é a sua alma, e a alma do homem é a sua razão. ... O corpo tem que ser um instrumento da alma, da sabedoria. Conhecer a si mesmo é conhecer a própria alma.
Resposta. Resposta: De Sorte Que Esse Eu, Isto É, A Alma, Pela Qual Sou O Que Sou,É Inteiramente Distinta Do Corpo E,Mesmp, Que É Mais Fácil Conhecer Do Que Ele, E Ainda Que Este Nada Fosse, Ela Não Deixaria De Ser Tudo O Que É.
O intelecto em Aristóteles surge da relação entre a alma e o corpo. Alma e corpo não são entidades separadas. ... Assim, a alma humana, sendo embora uma e única, tem várias faculdades, funções, porquanto se manifesta efetivamente com atos diversos. Aristóteles, enfim, associa a alma com nossa capacidade de conhecimento.
Santo Agostinho acreditava que o ser humano é composto por um corpo e uma alma. Por ser uma entidade espiritual, a alma é superior ao corpo. Portanto, cabe à alma reinar sobre o corpo. ... Portanto, não apenas os seres humanos possuem uma alma, mas as plantas e os animais também.
Santo Agostinho (354-430) e São Tomás de Aquino (1227-1274) foram, respectivamente, os maiores pensadores da Patrística e da Escolástica. Santo Agostinho valeu-se da filosofia de Platão, enquanto Santo Tomás de Aquino da de Aristóteles. ... Santo Tomás de Aquino acrescenta a noção dos universais em seus raciocínios.