Fórmulas para representar as Ligações Iônicas
Os compostos iônicos são caracterizados pela união entre elementos metálicos e não metálicos, por meio de uma transferência de elétrons, resultando em íons.
Para saber-se uma solução aquosa é iônica, basta: a) deixar o solvente evaporar e verificar se há resíduo sólido. b) acrescentar ácido e verificar se há desprendimento de gás. c) testar sua condutibilidade elétrica e verificar se é superior à da água.
Uma solução conduz corrente elétrica quando nela há íons livres (solução iônica). Quando dissolvida, molécula a molécula, não mais pode ser enxergada a olho nu. Na molécula, não há ganho ou perda de elétrons. Essa solução é eletricamente neutra: não tem íons livres; portanto, não conduz corrente elétrica.
A dissociação iônica é a separação de íons que ocorre a partir de compostos iônicos dissolvidos em água. A água interage com os íons e provoca a sua separação, um fenômeno denominado de solvatação. O processo de dissociação foi descoberto pelo físico-químico Svant August Arrhenius (1859-1927).
Resposta. Resposta: A dissociação iônica é a separação de íons que ocorre a partir de compostos iônicos dissolvidos em água. É importante ressaltar que apenas as substâncias iônicas, como sais e bases, sofrem dissociação quando em soluções ou fundidos.
Solvatação, em química, entende-se pelo fenômeno que ocorre quando um composto iônico ou polar se dissolve em uma substância polar, sem formar uma nova substância. As moléculas do soluto são rodeadas pelo solvente. ... Este processo é conhecido como solvatação.
A dissociação das bases é um fenômeno de liberação de íons, relacionado ao grau de ionização dessas substâncias em água ou quando fundidas.
De uma forma geral, a dissociação de uma base é sempre representada da seguinte forma:
Segundo Arrhenius, base é toda substância que em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando como único ânion os íons OH‒ (hidroxila).
As reações de neutralização ocorrem quando juntamos um ácido e uma base, em que um irá neutralizar as propriedades do outro, formando sal e água como produtos.