Confira os principais aspectos que representam diferenças entre as duas condições clínicas:
As urgências e emergências psiquiátricas podem ser definidas como: “qualquer alteração de natureza psiquiátrica em que ocorram alterações do estado mental, as quais resultam em risco atual e significativo de morte ou injúria grave, para o paciente ou para terceiros, necessitando de intervenção terapêutica imediata.” ( ...
Os objetivos de um atendimento psiquiátrico emergencial são a estabilização do quadro, a exclusão de uma causa orgânica e o encaminhamento a um serviço capaz de dar sequência.
O Pronto Atendimento Psiquiátrico (PA), com atendimento 24 horas, possui 16 leitos e destina-se ao atendimento de munícipes, de qualquer faixa etária, que estejam em algum tipo de sofrimento relacionado a alteração do pensamento (delírio), da percepção (alucinações) ou do comportamento (atos agressivos, inquietude), ...
Uma abordagem calma, aberta, de aceitação e de não-julgamento é fundamental para facilitar a comunicação. Ouça com cordialidade. Trate com respeito. Empatia com as emoções.
Quais são os cuidados necessários em casos de emergência de pacientes psiquiátricos?
A intervenção em crise é um dos papéis do enfermeiro em saúde mental e psiquiátrico, nesse contexto todo enfermeiro tem de ter um conhecimento para que lhe permita reconhecê-la e agir de forma terapêutica e providenciar o atendimento da pessoa o mais rápido possível.
Atribuições da Enfermeira em Psiquiatria
Na área de saúde mental, o enfermeiro é o profissional que promove uma supervisão segura do paciente, bem como a administração de medicamentos e o aporte emocional.
É comum que a grande maioria dos enfermeiros reconheça como ações dentro de um tratamento de saúde mental apenas a administração de remédios e o encaminhamento do paciente para serviços especializados. No entanto, o atendimento da enfermagem deve ir muito além, acolhendo e escutando o paciente com atenção e cuidado.
O objetivo da enfermagem nos centros de atenção psicossocial deve ser a promoção de ações terapêuticas voltadas para identificar e auxiliar na recuperação do paciente em sofrimento psíquico, visando à reabilitação de suas capacidades físicas e mentais, respeitando suas limitações e os seus direitos de cidadania.
Nesta concepção, o CAPS tem função estratégica por oferecer diversos tipos de atividades terapêuticas, por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento aos familiares e visitas ...
No CAPS AD, o enfermeiro(a), juntamente com a equipe interdisciplinar, busca promover a reabilitação psicossocial, com o intuito de cuidado aos usuários de drogas; como o acolhimento universal e incondicional ao paciente e seus familiares levando em conta as especificidades e necessidades de cada paciente, em muitos ...
Enfermagem Saúde Mental O técnico de enfermagem ao atender um paciente portador de transtorno mental deve, dentre outras condutas, A. independente do ambiente, iniciar a abordagem sozinho, para que o paciente se sinta mais à vontade.
Em situações de Emergência e Urgência, o SAMU 192, UPA 24 horas, Prontos Socorros e portas de urgência hospitalares devem atender o paciente que possui transtornos mentais e/ou sofrimentos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Nesse caso não é necessário que o serviço seja exclusivo para atendimento da RAPS.
A maioria dos profissionais de saúde mental pratica um dentre os seis tipos de psicoterapia:
Como lidar com o paciente num surto psicótico?
De acordo com a Lei Federal nº que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, são direitos da pessoa portadora de transtorno mental, EXCETO: A. Ter garantia de sigilo nas informações prestadas.
Internação deve ser última medida Tendo como norte a preservação da dignidade e da liberdade da pessoa com transtorno mental, a lei determina que a internação seja a última medida a ser adotada e somente quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.
O serviço substitutivo é um dispositivo de atenção em saúde mental que significa, entre outras coisas, a possibilidade de se cuidar do portador de sofrimento mental sem retirá-lo totalmente de seu meio, bem como a facilidade maior do mesmo no acesso ao hospital psiquiátrico, principalmente a partir do momento em que ...
A quebra do tabu em relação à importância de ter uma mente saudável fez com que alguns profissionais adquirissem relevância no setor, tornando o trabalho essencial para o cotidiano da população. Mas não são apenas psiquiatras e psicólogos os responsáveis por tratar a saúde mental.
O médico psiquiatra é um especialista em saúde mental que tem por objetivo diagnosticar, tratar, prevenir e reabilitar diversos tipos de distúrbios mentais, como a depressão, o transtorno bipolar e a esquizofrenia, entre outras alterações mentais.
O Bacharel em Saúde Pública é também chamado de profissional de gestão em saúde de nível superior. Ele pode atuar diretamente nas várias áreas de planejamento, organização e gerenciamento de instituições voltadas para o campo da saúde, de controle público ou privado.