Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo.
Clichê, no sentido figurado, é uma ideia já muito batida, uma fórmula muito repetida de falar ou escrever, um chavão. Etimologicamente, a palavra clichê tem origem no francês cliché. São sinônimos da palavra clichê: lugar-comum, repetido, chavão, comum, previsível e repetido.
São frases ou ideias tomadas como “verdades universais”, muito repetidas ao longo dos anos, que acabam se tornando vícios de linguagem. Às vezes, usamos sem perceber, mas os clichês enfraquecem o texto. Um verdadeiro vírus da redação! O clichê pode se manifestar de várias maneiras.
O lugar-comum (ou chavão ou clichê) é a frase, imagem, construção ou combinação de palavras que se torna desgastada pela repetição excessiva e perde a força original.
Chavões é o plural de chavão. O mesmo que: lugares-comuns, moldes, bordões, clichês, modelos, padrões, tipos, vulgaridades.
Para uma escrita criativa, nada melhor do que ler bastante e perseguir (não apenas buscar) o conhecimento (e não apenas informação), pois só assim seu repertório cultural será ampliado. Para evitar o uso de clichês, expressões, frases prontas e assim fugir do senso comum, é preciso desligar o piloto automático.
Basta qualquer manifestação de felicidade sobre o relacionamento surgir que os “especialistas” no assunto começam a dar seus pareceres: “Ah, no começo é tudo lindo!” “Agora tudo são flores” “Relaxa, tá só no começo”. E as frases se multiplicam.
5 erros que você deve evitar na redação do Enem