O Samsung Galaxy S20 FE chegou como uma resposta da empresa às solicitações dos compradores e fãs da marca, que queriam ter acesso a um celular com melhorias no desempenho em relação ao antecessor, mas com um preço mais “amigável”.
A minha indicação pessoal é o Tranya T10, fone de ouvido Bluetooth que eu uso. A marca não é muito conhecida por aqui e o preço baixo pode te fazer desconfiar, mas eu juro: vale a pena!
O aparelho pode ser recarregado em período similar ao que leva na tomada, mas em uma dock wireless compatível com 15W. Outra tecnologia aplicada pela Samsung nele, é a que permite o carregamento de outros dispositivos via carga reversa, algo muito útil para quem possui relógios, fones TWS e diversos acessórios compatíveis com essa opção.
Com isso, alguns aprimoramentos na usabilidade foram feitos e alterações na forma como alguns conteúdos eram apresentados. Fazendo um pequeno comparativo, é notório que a sul-coreana aplicou elementos que dão certa familiaridade com a MIUI 12, desenvolvida pela Xiaomi, e ajuda na alternância entre aparelhos das duas marcas.
O único momento em que esse celular deu uma leve engasgada foi durante a edição de um vídeo no inShot, quando eu adicionei vários vídeos pequenininhos e fui cortando um por um. O aplicativo travou e fechou automaticamente - mas foi apenas uma vez. Possivelmente, a grande quantidade de arquivos ajudou isso a acontecer.
O Samsung S20 FE Snapdragon, como já era de se esperar, é um celular com bom desempenho graças aos 6GB de memória RAM e ao processador mais potente. Para jogos, ele tem a vantagem dos 120Hz de taxa de atualização e o modo de otimização de games. Seu conjunto de câmeras agrada diferentes tipos de usuários, ele não demora para carregar e a bateria dura bastante. Por fim, ele tem ótimo custo-benefício considerando seus recursos.
O Samsung Galaxy S20 FE Snapdragon, lançado em 2021, é a marca de um acontecimento extraordinário no mercado de mobile. Acontece que ele é a versão com processador melhorado do S20 FE comum, que chegou ao público em 2020 com chipset Exynos 990, mais simples. O Snapdragon 865 garante melhor desempenho para jogos, melhor processamento de vídeos e fotos e, de forma geral, o uso mais fluido do celular no dia a dia.
Desta maneira, mesmo com a minha experiência de uso e justificativas, veja se a compra dele é válida para você ou não, pois opções melhores em custo-benefício já estão sendo comercializadas por aqui, como o Galaxy S20 FE com Snapdragon 865. Atualmente, o preço do S20 FE já está abaixo de R$ 2.200, podendo ser adquirido por valores menores em outras promoções.
Com a popularização do modo retrato nos últimos anos, entregar o fundo desfocado com uma qualidade de recorte precisa se tornou a missão de muitas fabricantes, incluindo a Samsung.
Outro ponto em que o S20 FE Snapdragon é igual à versão com processador Exynos é a tela. O modelo que eu testei tem resolução Full HD+ de 1080 x 2400 pixels, suporte a HDR e painel Super AMOLED, que melhora a saturação das cores e as deixa mais vivas. Outro ponto positivo é a taxa de atualização de 120Hz, queridinha dos gamers, que deixa as transições de tela mais fluidas e rápidas. Ela também é vantajosa para quem gosta de assistir conteúdos em vídeo com frequência.
O novo aparelho tem tela de 6,5 polegadas, o que o posiciona entre o Galaxy S20 tradicional e o Galaxy S20 Plus em questão de tamanho. A tela é Super AMOLED com resolução Full HD+, no formato Display Infinito da Samsung. Ele tem taxa de atualização de até 120 Hz, excelente para gamers, mas que suga um pouco mais a bateria.
Como a linha de celulares premium da Samsung já lançou as famílias S21 e S22 desde o S20, o Fan Edition que eu testei não é opção mais recente do mercado. Depois desse texto, você já deve ter percebido que isso está longe de significar que ele não é bom - muito pelo contrário. A data de lançamento desse modelo garante uma vantagem para quem não quer gastar muito: preço baixo em um celular que, mesmo desatualizado, é melhor que muitos intermediários da marca. Ou seja: o custo-benefício é bem vantajoso, sim!
Depois de considerar tudo que esse telefone celular entrega, não pude dar uma nota diferente de 10. O desempenho excelente somado a recursos como a câmera, o modo Game Booster, memória RAM de 6GB e frequência de 120Hz fazem do S20 FE um ótimo celular premium. A cereja do bolo é o bom custo-benefício, já que, hoje em dia, o preço desse modelo é equivalente ao de muitos intermediários da Samsung.
No topo está o entalhe em formato Infinity-O, onde foi abrigada a câmera frontal. Sob o display está o leitor de digitais, dando mais uma camada de segurança adicional, por ser uma forma de biometria muito popular.
Outra funcionalidade da câmera que eu usei bastante foi a de vídeos. Tanto a traseira quanto a frontal filmam em 4K com até 60fps. Ou seja: as imagens são limpas, bem definidas e muito satisfatórias - você pode pausar e usar recortes dos vídeos como fotos, inclusive. Usando a câmera do TikTok, a frontal perdeu um pouquinho da qualidade depois que o vídeo foi publicado, mas isso, talvez, tenha mais a ver com o app em si do que com a câmera do celular.
Aqui, vale uma pausa para dizer que a única coisa que me incomodou em relação ao design é que o combo de bordas de alumínio e traseira de plástico faz com que ele fique bem escorregadio. Durante os testes, usei o S20 FE sem capinha e confesso que levei muitos sustos. Ou seja: se você for comprar esse modelo, aposte no combo de capinha, película e salva-celular.
No Galaxy S20 FE há um conjunto triplo de câmeras na traseira, com configurações focadas em dar qualidade para as fotografias em diferentes formatos. Porém, para selfies, a empresa aplicou somente uma lente, mas que pode ser bem interessante para quem gosta de fotos neste formato com foco em redes sociais.
Outro diferencial que merece destaque são os fones de ouvido AKG, que já estão inclusos na embalagem, e proporcionam uma alternativa a quem prefere deixar o ambiente ao redor mais silencioso, sem contar que é o ideal para identificação de sons em jogos.
Testamos a versão com 8 GB de RAM e o funcionamento do smartphone é muito fluido e sem engasgos. Tanto o desbloqueio da tela como a abertura e alternância entre apps acontece sem problema. Apenas para games sentimos o aparelho esquentar um pouco, mas a performance decorreu muito bem configurações máximas.
Esta versão disponibilizada pela gigante sul-coreana tem o propósito semelhante ao da linha “Lite”, que é trazer recursos herdados do “irmão maior”, mas sem deixar de lado a proposta de ser um melhor custo-benefício.
E esse mesmo chip desenvolvido pela empresa foi aplicado no S20 FE, onde os usuários podem ter acesso a algumas melhorias que foram feitas ao longo dos últimos meses para que os novos compradores não tenham o nível de insatisfação semelhante aos anteriores.
No que se trata de celulares, eu não sou a usuária mais exigente no que se trata de especificações mais técnicas. Os joguinhos baixados para o teste, por exemplo, foram usados apenas para isso. Por isso, reuni algumas das características desse aparelho que me chamaram a atenção e que resumem um pouco mais da minha experiência com o Galaxy S20 FE.
Outra coisa que eu faço o todo dia, o dia todo é ouvir música. Enquanto escrevo esse review, inclusive, estou usando o fone USB-C que veio no S20 plugado no meu computador - ele é bem confortável, resistente e vai fazer sucesso com quem gosta dos modelos intra-auriculares. O autofalante desse Galaxy não deixa a desejar, mas também não vai te ajudar a dar uma festa. Nada que uma caixinha de som não resolva.