EQST

Como Funciona FRX?

Como funciona FRX?

A FRX baseia-se na produção e detecção de raios-X, radiações eletromagnéticas de alta freqüência com comprimento de onda na faixa de 0,003 a 3nm, característicos, produzidos pelo fenômeno fotoelétrico, emitidos pelos elementos constituintes da amostra quando irradiada com elétrons, prótons, raios-X ou gama com energias ...

O que é a técnica de fluorescência de raios Xe como ela funciona?

A espectrometria de fluorescência de raios-X é uma técnica não destrutiva que permite identificar os elementos presentes em uma amostra (análise qualitativa) assim como estabelecer a proporção (concentração) em que cada elemento se encontra presente na amostra.

O que é XR como o Xrf funciona e o que pode e não pode ser medido com o Xrf?

A XRF é um método de emissão atômica, semelhante neste quesito à espectroscopia de emissão óptica (OES), ICP e análise de ativação de nêutrons (espectroscopia gama). Esses métodos medem o comprimento de onda e a intensidade da "luz" (raios X, neste caso) emitida pelos átomos energizados na amostra.

Quais as características da fluorescência?

Fluorescência é o fenômeno pelo qual uma substância emite luz quando exposta a radiações do tipo ultravioleta, raios catódicos ou raios X. As radiações absorvidas (invisíveis ao olho humano) transformam-se em luz visível, ou seja, com um comprimento de onda maior que o da radiação incidente.

O que é DRX e FRX?

Com isso, algumas ferramentas vêm sendo utilizadas com intuito de fornecer alta qualidade e precisão, em escalas atômicas, das propriedades dos minerais. Dentre eles podemos destacar a Difração de Raio X (DRX) e a Fluorescência de Raio X (FRX).

O que seriam as radiações KΑ KΒ e LΑ?

O espectro L é constituído pelas radiações emitidas em transições eletrônicas para a camada L. As raias designadas por são as que correspondem às transições eletrônicas L→K e as designadas por correspondem às transições M, N→K.

Qual a principal característica da fosforescência?

A fosforescência ocorre quando uma substância é capaz de absorver a luz produzida por alguma fonte externa, reemitindo-a em forma de luz visível, mesmo após a interrupção da iluminação. As substâncias desse tipo continuam a emitir um brilho fraco por intervalos de tempo que variam de segundos a horas.

Quais as principais características dos compostos orgânicos que apresentam fluorescência?

Em compostos orgânicos, o fenômeno da fluorescência ocorre tipicamente em estruturas aromáticas. ... Hidrocarbonetos aromáticos polinucleares, tais como o antraceno e o perileno, são também fluorescentes. Em proteínas o fluoróforo dominante é o grupo do triptofano que absorve próximo de 280 nm e emite próximo de 340 nm.

Para que serve o DRX?

Mineração Difração de raio X (XRD) A difração de raio X (XRD) proporciona a rápida identificação de partículas de materiais, argilas e outros minerais. Ela produz informações detalhadas sobre a estrutura cristalográfica de suas amostras, que podem ser usadas para identificar as fases presentes.

Para que serve o ensaio de DRX?

A Difração de Raio X (DRX) é uma técnica aplicada para determinar a estrutura atômica e molecular de um cristal cerâmico, na qual os átomos cristalinos fazem com que um feixe de raios X incidentes difrate em muitas direções específicas.

Qual a diferença entre o fenômeno da fosforescência e fluorescência?

A emissão de luz nesse processo é chamada de fluorescência quando ocorre rapidamente (nanosegundos) ou, de fosforescência, quando ocorre lentamente (milissegundos até horas). Ao contrário dos materiais fluorescentes, um material fosforescente continua a emitir luz mesmo depois de a excitação ter sido interrompida.

O que é o fenômeno fosforescência?

Trata-se do fenômeno pelo qual certos elementos químicos – como o fósforo – emitem luz no escuro. ... Quando os átomos recebem essa energia, seus elétrons são ativados e passam a irradiar luz, mesmo no escuro.

O que é Fluorimetria e quais são os seus princípios?

A fluorimetria consiste na técnica utilizada na determinação qualitativa ou quantitativa de substâncias nas quais ocorre o fenômeno da fluorescência, que, segundo Mendham et. al. (2002), é resultado da absorção de energia radiante e da posterior emissão de parte dessa energia.

Como a técnica DRX pode ser aplicada na química?

Com técnicas especializadas, DRX pode ser usado para: Determinar estruturas cristalinas usando refinamento Rietveld; Determinação de quantidades modais de minerais (análise quantitativa);

O que é Fluorometria?

Fluorimetria é uma técnica extremamente sensível, muito usada por químicos analíticos, bioquímicos e na área de clínica.

Como funciona a cristalografia?

O cristalografia do raio X usa a radiação eletromagnética (especificamente, raios X) para determinar a estrutura molecular e atômica de um cristal. ... Com a análise das intensidades e dos ângulos destes feixes, a posição e o regime dos elétrons dentro da estrutura cristalina podem ser determinados.