Para compor lindas paisagens do seu desenho ou pintura, saber desenhar árvores é fundamental. E com esta técnica que você vai ver agora, você vai aprender como fazer um desenho de uma árvore em apenas 3 PASSOS!
Para começar, você precisa desenhar a base da árvore. Para fazer isso, trace uma linha vertical no centro da folha de papel. Em seguida, trace duas linhas horizontais um pouco abaixo da primeira linha. Estas serão as linhas que você usará para desenhar o tronco e as ramagens da árvore.
Caso seja necessário, você pode ver o vídeo que eu preparei mostrando o passo a passo de como desenhar árvores no meu canal do Youtube!
Desenhar árvores, sejam elas simples ou mais detalhadas, é muito divertido. Você pode fazer a sua planta favorita do quintal de casa ou de uma praça local ou tirar tudo da imaginação. Existem diversas espécies diferentes — e, assim, a atividade nunca fica entediante. Comece fazendo uma árvore cartunesca clássica ou cônica, como trazem as dicas abaixo. Depois, pinte tudo ou faça cada vez mais até ter toda uma floresta em mãos!
O desenho de árvores é um pouco diferente. Não vamos fazer traços normais e retos como estamos acostumados. A ideia aqui é usar traços em forma de espirais, bem parecido com um cabelo encaracolado!
O "Colorindo - Desenhos para Colorir" é um site dedicado a fornecer desenhos para colorir gratuitos e inspiradores para pessoas de todas as idades. No entanto, é importante observar o seguinte:
Existem muitos materiais que podem ser usados para se fazer um desenho de uma árvore, mas os mais populares são a caneta e o lápis. Também é possível usar tintas e até mesmo esculturas de madeira para criar sua obra de arte! O importante é escolher os materiais que melhor combinam com seu estilo e com a sua visão do desenho.
Agora que você aprendeu como desenhar arvore, porque não tentar aprender a desenhar montanhas, flores ou outros elementos da natureza para complementar suas paisagens? Dê uma passada no meu canal do Youtube para ver outros tutoriais de desenho passo a passo e dicas de desenho incríveis para aprender a desenhar melhor ainda!
Agora é hora de preencher o tronco e as ramagens da sua árvore. Para fazer isso, preencha a parte inferior do tronco com uma cor escura. Em seguida, use uma cor mais clara para preencher as extremidades das ramagens. Você também pode adicionar algumas sombras às extremidades das ramagens para dar mais realismo ao seu desenho.
Para te ajudar, você pode pensar nessas esferas como se fossem nuvens. Da mesma maneira, as nuvens podem ser desenhadas com pequenas esferas agrupadas que formam um todo maior.
Outro ponto muito importante é não fechar e conectar essas espirais, faça pequenos blocos individuais que não se encostam para dar mais dinamismo. Principalmente no topo da árvore, que é a parte que recebe mais luz do sol e representamos isso com linhas mais suaves, finas, que não se conectam. Repare que o topo também é menos denso. E na parte inferior da copa da árvore, que tem mais sombra, faço as espirais mais agrupadas, densas e escuras para indicar a falta de luz.
Agora, vamos começar a adicionar as espirais no desenho. Utilize o formato das esferas para se guiar e ir criando esses rabiscos. Eles são bem aleatórios ok? Não tem uma regra muito clara para isso, você pode ir posicionando de forma que considera mais bonito.
Repare que as esferas ficam sobrepostas uma sobre as outras. É importante entender qual esfera está mais à frente e quais estão mais atrás, para dar ainda mais sensação de volume quando a gente começar a desenhar a copa.
Com as formas básica no lugar, vamos sombrear o tronco da árvore. Da mesma forma que a copa, a parte direita recebe mais luz do sol enquanto a parte esquerda está mais na sombra. Portanto, vamos sombrear de forma mais densa na parte esquerda.
Não existem regras rígidas a serem seguidas ao desenhar uma árvore, mas é importante levar em consideração alguns elementos básicos, como a forma, o tamanho e a textura. Também é importante escolher um estilo que combine com o seu desenho e com o que você quer expressar.
Não existem regras rígidas quanto às cores que podem ser usadas em um desenho de uma árvore, mas é importante levar em consideração o ambiente onde ela vive. Se a sua árvore for viver num bosque, por exemplo, você pode querer usar tons mais verdes e terrosos; já se ela for viver num deserto, tons mais amarelados e avermelhados ficariam melhor! Experimente diferentes combinações até encontrar aquela que melhor represente a sua árvore.
Mas não acaba por ai, porque a árvore é muito mais complexa do que isso. Principalmente na área da copa, é preciso representar as muitas “massas de folhas” que compõem um todo.
Os principais elementos de uma árvore são o tronco, as raízes, os galhos e as folhas. Cada um desses elementos tem sua própria forma, tamanho e textura, o que torna a árvore um desafio interessante para ser desenhada.