A memória sensorial (serve para reter as informações que nos chegam pelos sentidos, isto é, a visão, a audição, o tacto, o olfato e o paladar). A informação que nos chega pelos sentidos é processada, analisada, interpretada e guardada no cérebro em menos de 2 segundos. É como se fosse uma memória imediata.
hipocampo
O cérebro humano possui cerca de 1 bilhão de neurônios. ... Mas como os neurônios se combinam, cada um pode armazenar muitos dados ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de armazenamento do cérebro humano para cerca de 2,5 petabytes (1 milhão de gigabytes).
A evocação da memória, por sua vez, não é simplesmente a reativação de fragmentos distribuídos que constituem o engrama, representação da informação no sistema nervoso.
Memória de curto prazo: Retém uma quantidade limitada de informação durante um período curto de tempo. ... Memória a longo prazo: Retém uma quantidade de informação virtualmente limitada e uma parte dela vem da memória de curto prazo, durante uma quantidade de tempo indefinida.
Estudos sugerem que a consolidação de uma memória, ou seja, sua fixação e estabilização, é gradual e envolve o lobo temporal medial, em especial uma estrutura chamada hipocampo. ... O tempo que essas memórias levam para se tornarem independentes do hipocampo varia entre semanas, meses ou mesmo, anos.
A memória de trabalho é um componente da função executiva que armazena e retém temporariamente a informação enquanto uma determinada tarefa está sendo realizada, assim, esta memória dá suporte às atividades cognitivas como, por exemplo, a leitura.